Já comentamos aqui que o momento atual, com a pandemia de COVID-19, pede a migração ou adaptação de muitas empresas para o meio digital.
Vender on-line pode ser a única forma de grande parte dos pequenos e médios negócios sobreviverem nesta crise. Mas você sabe como montar um catálogo on-line com seus produtos e sair vendendo de maneira rápida e barata?
Preparamos este artigo para lhe ajudar a colocar sua loja no ar e a vender seus produtos agora mesmo!
Ferramentas
Existem muitas ferramentas disponíveis para vender on-line, mas vamos utilizar duas que estão na maioria dos smartphones e que são completamente gratuitas: Instagram e Facebook.
O processo de configuração é simples e, caso você tenha dúvidas, comente ou entre em contato, ficaremos felizes em lhe ajudar.
São apenas 5 passos:
1 – Perfil profissional no Instagram
Primeiro de tudo, você deve criar o perfil da sua empresa no Instagram. Caso este já exista, basta ter a certeza de que ele é um perfil comercial.
Para tornar um perfil comum em comercial vá ao seu perfil, entre em configurações, conta e no final da página clique em mudar para conta profissional. Por fim, selecione o tipo empresa para o perfil.
2 – Página no Facebook
Após configurar seu perfil no Instagram, você também precisará de uma página no Facebook para que possa vender on-line.
Basta acessar a seta na barra superior do site do Facebook, ir em gerenciar páginas e em criar uma página. Então, vá seguindo as etapas até finalizar a configuração, não deve levar mais de 2 minutos.
3 – Vincular contas do Facebook e Instagram
Acesse novamente as configurações de conta no Instagram, vá em contas vinculadas, selecione Facebook e entre na sua conta. No momento de selecionar a página, escolha a página que criou ou configurou para a sua empresa e pronto. Após estes passos, ambas as contas estarão vinculadas.
4 – Criar seu catálogo de produtos
Primeiro, vá para sua página do Facebook e abra a aba de configurações no topo do perfil. Clique em modelos e guias, role até o fim da página para adicionar uma guia e adicione a guia Loja.
Volte para o início da sua página, selecione a guia Loja na esquerda da tela, leia atentamente os termos e concorde. Em seguida, configure de acordo com o seu modelo de negócios e depois clique em adicionar produto.
Siga os passos para cada produto que deseja adicionar ao catálogo e eles estarão disponíveis para os visitantes da loja.
5 – Conectar o catálogo ao Instagram
Acesse seu gerenciador de catálogos, escolha o catálogo que deseja vincular e clique em casos de uso. Escolha compras no Instagram, selecione conectar perfil e faça login na sua conta do Instagram criada para a empresa.
Agora você precisa solicitar uma avaliação pelo Instagram. Então, acesse seu aplicativo do Instagram, vá nas configurações, negócios e compras no Instagram.
Siga os passos para solicitar a análise. Quando aprovado, você poderá marcar seus produtos nos posts e stories que fizer.
Dicas finais
Foi fácil, não? Agora basta postar belas fotos dos seus produtos e marcá-los nas publicações. Seus visitantes poderão comprá-los direto pelo Facebook Shopping.
Por fim, não se esqueça de acessar o artigo sobre marketing digital, para aprender ferramentas fundamentais para seu negócio.
Bom trabalho e venda muito!