Em um momento tão competitivo a comunicação institucional não basta, é preciso entregar conteúdos relevantes para o consumidor. Entenda como a produção de conteúdo pode te ajudar, bem como quais são suas principais ferramentas.

Homem olhando artigo em tablet
Conteúdo consumido online

Em que consiste a produção de conteúdo

A produção de conteúdo consiste em criar materiais que agreguem valor ao seu público, criando lembrança e boa imagem. Os materiais não necessariamente serão relacionados a sua marca, o importante é que se tratem de assuntos relevantes ao público.

A produção de conteúdo pode ser utilizada ainda com objetivos de marketing, como conversão e awareness. Isso vale tanto para materiais abertos ao público, quanto para aqueles disponibilizados apenas mediante apresentação do e-mail.

Para que serve

Além de desenvolver uma boa percepção sobre sua marca, o consumidor estará mais inclinados a acompanhar suas atualizações. Isso porque, os assuntos abordados não só serão atraentes, como demonstrarão que sua empresa os domina.

Como citado anteriormente, os conteúdos são também um forte ferramenta para o marketing da empresa. Isso ocorre devido ao alcance que esse recurso permite, além da possibilidade de associar a ela outras funcionalidades, como estabelecer proximidade com o consumidor.

Meios para disponibilização

Os conteúdos podem ser disponibilizados formatos e meios. É possível optar por utilizar materiais focados em textos, imagens e vídeos, com diferentes temáticas e em plataformas variadas.

A seguir, apresentamos nossas principais sugestões.

Redes sociais

Uma das formas mais práticas de entregar materiais relevantes é através das redes sociais da empresa. Para esse tipo de plataforma é importante se atentar ao formato da publicação, já que cada uma possui um propósito. Somado a isso há a importância de conhecer o público dessa rede e seu contexto, de modo a atender expectativas.

Além de os conteúdos para seus seguidores, as redes permitem levá-los para outras pessoas interessadas no assunto através das hashtags. Outro ponto é que nesse ambiente é muito comum os consumidores do conteúdo o compartilharem, ganhando ainda mais abrangência.

Como dito anteriormente, é importante se atentar a rede pretendida. No Instagram, por exemplo, publicações mais visuais e com pouco texto costumam sem uma boa pedida. Já no Facebook e LinkedIn, a aceitação por conteúdos em texto já é maior.

Nessas plataformas é comum que sejam produzidos materiais em formatos de pílulas, isto é, conteúdos curtos. Dessa forma é possível atingir o consumidor de maneira rápida, entregando valor de forma assertiva.

Textos

Os textos podem ser adicionados na maioria das plataformas, mas há duas situações em que se destaca: Artigos para blog e E-books. Ambos podem ser disponibilizados no site e através de newsletter, além da divulgação nas redes sociais.

No primeiro caso, é preciso escolher um tema e dissertar sobre esse, de modo a estabelecer alguns focos. A ideia é entregar materiais mais completos do que as pílulas nas redes sociais, mas ainda de forma concisa.

Ou seja, apresentar o assunto de forma que permita tomar conhecimento sobre esse e tenha acesso a suas principais características.

Já o e-book é a formato com mais informações, podendo atuar inclusive como um manual. Nesse caso todos os aspectos do assunto são abordados em profundidade, mas ainda é necessário que seja produzido de modo a facilitar o entendimento.

No caso do e-book, justamente por se tratar de uma material mais complexo, há maior disposição para disponibilizar informações por esse. Isso significa que seu consumidor estaria mais propenso a oferecer seus dados para contato, por exemplo, em troca do conteúdo. Assim, você consegue montar uma lista de potenciais clientes solicitando nome e contato/e-mail.

Vídeos, palestras e lives

Outra forma de entregar conteúdos mais complexos é através de vídeos, os quais podem ser disponibilizados em plataformas variadas. É possível, por exemplo, utilizar o próprio site, as redes sociais ou o YouTube.

Também é possível entregar esses conteúdos ao vivo, através de palestras e lives, por exemplo. As palestras podem tanto ser online, quanto presenciais, sendo a primeira opção em geral mais barata. Nessa mesma linha, as lives nas redes sociais permitem estabelecer uma “conversa” ao vivo com o público.

Em todos os casos, o mais importante é a linguagem. Nesses formatos o focos do espectador será principalmente na voz e na imagem de quem fala, portanto é de suma importância saber se comunicar com esse.

Planejamento

Como foi percebido no texto, existem várias formas e combinações possíveis na produção de conteúdo. Isso implica na necessidade de saber organizar e escolher as melhores opções, tendo em mente os objetivos pretendidos.

Em primeiro momento, é recomendado que seja realizada uma pesquisa de mercado para compreender o público e traçar a persona. Em seguida, defina seu planejamento de comunicação e o planejamento dos conteúdos.

Esses passos farão com que o processo ocorra de forma organizada e mensurável. Assim, você conseguirá identificar se a produção está sendo eficiente, além de traçar otimizações.

Explore as possibilidades na criação de conteúdo e, assim, aproxime-se de seu público e tenha mais uma ferramenta para otimizar seu negócio!

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