
O branding é essencial quando falamos de gestão de marca. É com conceitos e estratégias de branding que uma marca se posiciona e transmite seu valor para o público-alvo.
O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes. Por isso, é necessário que a marca ocupe destaque na mente de seus clientes e se diferencie de seus concorrentes.
Para isso, empresas do mundo todo utilizam estratégias para promover suas marcas e criar uma boa impressão para seus consumidores.
Quer saber como isso é possível? Continue lendo!
Mas, afinal, o que é o branding?
Brand, do inglês, significa marca. O branding é a gestão da marca, o conjunto de ações que faz com que o consumidor tenha certa percepção sobre ela.
Observamos que comumente o branding é associado a identidade visual da marca, mas o conceito vai além disso. É o conjunto formado pelo propósito, valor, ações de comunicação e estratégias, além do relacionamento com o cliente e funcionários.
Ao lembrarmos de uma marca, não pensamos apenas em seu produto ou serviço oferecido, mas também naquilo que ela representa para nós, clientes. Todos os posicionamentos, processos comunicativos e ações tomadas por ela caracterizam sua personalidade e constroem sua imagem e impressão.
Nesse sentido, a percepção do público sobre uma marca influencia diretamente sua decisão de compra, e, portanto, uma boa gestão de marca é necessária.
Ao termos uma visão positiva da marca e nos identificarmos com a mesma, a probabilidade de consumirmos seus produtos aumenta. O inverso também é válido, quando temos más impressões de uma marca a tendência é deixarmos de consumirmos seus produtos.
Como dizia Marty Neumeier, em seu livro The Brand Gap:
“Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. A marca não é aquilo que você diz que é. É aquilo que eles dizem que é”.
Portanto, é o branding que assegura que a marca tenha uma boa reputação e uma boa impressão do público.
Por que apostar no branding?
Para criar destaque e diferencial na mente do seu público-alvo frente a um mercado competitivo, a marca deve ir muito além de apenas vender seu produto ou serviço.
É preciso criar valor e vínculo com seu consumidor, provando ser um bem de relevância para ele.
É por meio do branding que a marca consegue transmitir seu valor, gerar reconhecimento e despertar o sentimento de identificação nas pessoas, se tornando relevante.
Como colocar em prática
Muitas marcas utilizam, por exemplo, o branding emocional, que sensibiliza a mente e o coração de seu público-alvo. É através de mensagens emocionantes e ações de marketing que marcas ocupam um lugar especial na mente do cliente e criam relacionamentos que fidelizam.
A Natura é exemplar ao falarmos de branding emocional. A marca comove seus consumidores a cada lançamento e campanha de dia das mães, pais ou namorados. É intensamente trabalhada a sensibilização e identificação com o público mediante cada ação adotada. Assim, é construída sua imagem de bem-estar e acolhimento, que a torna mais do que apenas uma empresa de cosméticos.
Além disso, como caminho para o posicionamento e construção da imagem, uma das principais medidas que a marca deve adotar é o mantra da marca. Ou seja, o resumo da essência e propósito em uma única frase, norteando todas as ações de gestão da marca.
A partir do mantra, é possível estabelecer a identidade visual (logotipo, símbolos, mascotes, embalagens e design de mídias), a personalidade, o tom das palavras e todas as caracteristicas que afetam o modo como a marca é vista.
Ao lermos o mantra “Just Do It”, associamos ele à Nike e sua principal mensagem: a promoção do encorajamento a novas conquistas e desafios, principalmente dentro do esporte.
Esse tipo de posicionamento, em conjunto com o alinhamento das ações de marketing, possibilita a construção do branding, o diferencial no processo de tomada de decisão de compra do consumidor.
Outro exemplo é o grupo Tudo Orna, que transmite a mesma causa para todas as suas marcas (de cosméticos, bolsas, café e conteúdo educacional).
Com um propósito em mente, norteia sua gestão de marca para transmitir o desejado: ser uma marca autoral que incentiva transformações e inovações. Além disso, tem como característica apoiar-se em sua comunidade para criar e co-criar produtos e experiências. É por conta de seu branding que podemos reconhecer suas diversas marcas pelas cores, mascote, discursos e atitudes.
A construção da marca
É certo que o diferencial da marca é resultado do branding cultivado por um grande intervalo de tempo. Em razão disso, pequenos empresários podem achar que a gestão de marca não é para o seu negócio, mas apenas para grandes empreendimentos.
Mas conforme dito, o branding ajuda empresas, pequenas ou grandes, a se destacarem no mercado, tornando-se o ponto de disparidade entre milhares de serviços e produtos similares.
A marca é como uma pessoa, com fases e personalidades que são desenvolvidas com o tempo. É preciso que esse desenvolvimento seja contínuo e consiga adaptar-se às necessidades do público-alvo, criando relacionamentos duradouros e fiéis.
Para desenvolver a gestão de marca do seu negócio, pode-se investir em consultorias, pesquisas de marketing, planejamentos estratégicos e de comunicação.
Esses e outros investimentos são satisfeitos pelos serviços da Marketing Júnior USP, que te ajudam a conhecer sobre seu consumidor e posicionar-se frente a ele.
Por meio de uma boa gestão de marca é possível conquistar, manter e fidelizar clientes. Assim, é possível criar seu branding e transmitir o propósito e valor da sua marca, tornando-a memorável e duradoura.
