O marketing se trata de gerar e entregar valor a um público por meio da oferta de produtos ou serviços. Assim, ele também se preocupa em fidelizar clientes, expandir um negócio e traçar estratégias para o alcance de objetivos.

Ademais, o marketing deve garantir que ambas as partes envolvidas nessa troca estejam sendo beneficiadas, o consumidor e a empresa.

Dessa forma, se trata de uma área muito extensa, pois ela precisa trabalhar com vários fatores que estão extremamente ligados com outras áreas de uma empresa. Suas estratégias estão ligadas a ações que envolvem planejamentos, análises, posicionamento, branding, etc.

Diante do universo de possibilidades dentro do marketing podemos ficar perdidos, porém, antes de qualquer coisa é importante que pensemos naquilo que serve como base para que as demais ações de marketing sejam executadas de maneira assertiva.

Mas afinal, o que realmente é essencial para o marketing da sua empresa?

Quando pensamos no que é essencial para o marketing de uma empresa é imprescindível que pensemos no famoso “mix de marketing” também conhecido como os “4P ‘s” — produto, preço, praça e promoção. Essa famosa ferramenta do marketing orienta o caminho de todas as ações de marketing de uma empresa.

Logo, para isso todos os elementos do mix de marketing devem ser pensados de forma conjunta para garantir que as estratégias e ações de sua empresa sejam coerentes e integradas.

Destarte, se você quer descobrir como esse pilar tão importante do marketing funciona e como ele é essencial para sua empresa continue nesse texto.

O mix de marketing

Começando por uma breve contextualização, o termo surgiu em meados dos anos 50 como os 4Ps pelo famoso acadêmico Neil Borden. Após isso, nos anos 60 o termo foi introduzido por Jerome McCarthy, para que por fim, anos seguintes o termo se popularize com Philip Kotler, o pai do marketing.

Mas afinal, como funciona o mix de marketing? Esse conjunto de elementos são os pilares de um negócio e são utilizados para guiar questões como o posicionamento e as ações da empresa, de modo a alcançar suas metas e objetivos. Como citado anteriormente, as variáveis do mix de marketing são:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Agora, detalharemos esses fatores e te mostraremos o que deve ser considerado no desenvolvimento de cada um deles para sua empresa.

Produto

Começando pelo produto, esse pilar é o mais importante, tendo em vista que é a partir dele que os outros Ps devem ser desenvolvidos. 

Quando pensamos no produto dentro do mix de marketing, é comum que o que venha em nossa mente logo de início seja que ele se refere a qual bem/coisa/item a empresa está comercializando. 

Porém, esse pilar diz respeito a muito mais que isso, aqui você deve pensar em todos os atributos tangíveis e intangíveis proporcionados pelo seu produto, ou seja, o valor que ele gera ao consumidor. Vale ressaltar que quando falamos de produto, também incluímos negócios que prestam serviços.

Existem duas perguntas importantes que você deve se questionar aqui para entender a relevância do seu produto:

 “Meu produto agrega valor aos consumidores?”

Para ter um produto que realmente seja relevante você deve se questionar sobre o valor que ele vai gerar aos consumidores, pois assim você consegue que ele seja mais valorizado, e consequentemente seu negócio irá se destacar perante aos concorrentes.

Para identificar de que forma seu produto gera valor, você deve pensar nos seguintes atributos:

  • A utilidade do produto
  • O diferencial do produto
  • As características do produto
  • O design do produto
  • A embalagem do produto
  • A qualidade do produto
  • Os serviços ou benefícios agregados ao produto

 “Meu produto se apresenta como uma solução para alguma necessidade do mercado?”

Se a resposta for sim, você está indo no caminho certo. Já se a resposta for não, é importante que você pense em como fazer com que seu produto se torne um solucionador e em quais aspectos você pode mudar ou acrescentar para que ele passe a ser.

Assim, para estabelecer isso, você deve buscar entender as seguintes questões:

  1. Qual é o seu nicho de mercado
  2. O que seus concorrentes oferecem?
  3. Quais são as dores desse nicho que não são atendidas por nenhum deles?

Com base nisso, você conseguirá entender quais são as características, dores, anseios e vontades do seu público-alvo e compreender o que já está sendo ofertado para ele e o que ainda não está. Assim, você conseguirá identificar oportunidades no mercado.

Preço

No que tange o marketing, para a determinação do seu preço você precisa entender que essa variável exerce grande influência na percepção que o público terá sob seu produto e no momento de decisão de compra. 

Dessa forma, para garantir um alinhamento é necessário que o preço escolhido seja condizente com o posicionamento da sua marca.

Além disso, nesse momento você deve levar em conta que o cliente irá pagar não somente para obter seu produto, mas sim pelos benefícios que ele entrega. Então, como já abordado no tópico anterior, a geração de valor é muito importante, pois quanto maior a percepção de valor sob seu produto, mais os seus clientes estarão dispostos a pagar. 

Segundo Philip Kotler conhecido como “pai do marketing”,

 “O valor, que é um conceito central do marketing, é a relação entre a somatória dos benefícios tangíveis e intangíveis proporcionados pelo produto e a somatória dos custos financeiros e emocionais envolvidos na aquisição desse produto” (Administração de Marketing, 2018, p. 35)

Portanto, o preço é uma variável que deve avaliar a questão dos custos, da análise concorrencial, do lucro desejado e, além disso, a forma que você deseja ser visto no mercado.

Caso você queira saber mais sobre como fazer a precificação do seu produto clique aqui!

Praça

Quando falamos sobre praça, algumas pessoas têm uma visão que não abrange o tamanho do significado desse conceito do mix de marketing. Muitos podem pensar que se trata apenas  do local físico onde uma marca vai comercializar seus produtos, mas é mais que isso. A praça aborda todo o modo que você vai fazer com que seu produto ou serviço chegue ao seu consumidor final, sendo não necessariamente o ponto de venda. 

Para exemplificar pense em um e-commerce de roupas, não existe um ambiente físico onde estes produtos podem ser adquiridos pelo cliente. Assim a praça dessa empresa é o ambiente online onde as pessoas realizam a compra (site, plataforma, app) e também a logística que ela utiliza para que as roupas cheguem aos clientes.

Por fim, nesse P é muito importante que você pense em todas essas estratégias avaliando o que seria mais viável para sua empresa e o que seria melhor para o seu segmento de clientes. 

Promoção

Neste último pilar, estamos falando sobre as estratégias de comunicação da empresa. Mesmo que esse nome possa remeter a descontos e liquidações, ele não diz respeito a isso.

Aqui a sua empresa deve criar uma conexão com seu público, mostrar seu produto, apresentar suas qualidades e características, visando despertar desejo em possíveis consumidores. Pois, é nesse pilar do mix de marketing que você deve passar e fomentar a imagem da sua marca para o público.

Além disso, na promoção você também deve gerar brand awareness, ou seja tornar sua marca conhecida.

Para isso podemos dividir dois tipos de estratégias de marketing:

  • Inbound Marketing

Essas estratégias são aquelas que visam atrair  público de forma livre por meio de conteúdos que os interessem, ou seja, conteúdos de valor. Exemplos de inbound marketing são: blogs, produção de conteúdo de entretenimento, de conteúdos informativos, e-books. Vale ressaltar que algumas dessa estratégia são muito benéficas, pois auxiliam na obtenção de leads.

  • Outbound Marketing

Ele tange às estratégias de marketing que se baseiam na busca pelo cliente, em atingi-lo ativamente, sem algum tipo de previsão de interesse destes. Exemplos do outbound são: anúncios em sites, redes sociais, propagandas de televisão, entrega de panfletos, etc.

Portanto, ambas opções são extremamente importantes e devem se complementar na atividade de marketing da sua empresa, não sendo excludentes. Porém, para colocá-los em prática é interessante que você conheça mais sobre o inbound e outbound marketing para entender qual a função de cada uma delas e como elas irão auxiliar sua empresa a atingirem seus objetivos. 

Template Gratuito

Você quer conferir se tem o que é essencial para o marketing da sua empresa? 

A Marketing Júnior USP preparou um TEMPLATE GRATUITO para você! Basta acessar a nossa aba de conteúdos do site ou clicar aqui, baixar seu template e pronto, você pode fazer o teste!

Conclusão

Com base no que foi analisado, percebe-se o quanto o mix de marketing é essencial no marketing de uma empresa para garantir uma estruturação sólida e coerente do negócio. 

Você sabia que o mix de marketing é um dos componentes do Plano de Marketing? O plano se trata  de um guia que auxilia a empresa a garantir seu crescimento e atingir os objetivos.

O ano está acabando, você já pensou em como vai traçar as estratégias da sua empresa para o próximo ano? 

Não perca tempo e agende um bate-papo conosco, clicando aqui! Realizamos diagnósticos GRATUITOS e planos personalizados  para as necessidades da sua empresa.

Comentários

Precisa de Ajuda?