Está pensando em tirar seu negócio do papel ou reestruturar a comunicação da sua empresa? Trouxemos aqui alguns passos imprescindíveis na hora de criar uma estratégia de Marketing!
Antes de começar seu planejamento
Antes mesmo de iniciar a estruturação de um plano de marketing é necessário fazer uma Análise do ambiente
Com essa análise, é possível construir um cenário de como está o mercado onde sua empresa está ou estará inserida. O cenário econômico, político, cultural, etc. Tudo isso interfere em como os consumidores e concorrências vão responder às suas estratégias.
Com isso, podemos identificar oportunidades e nos preparar para possíveis ameaças
Trace objetivos
Após a análise, podemos começar a determinar objetivos que servirão como um guia de onde a empresa deve estar depois de um período estipulado. Seus objetivos devem seguir alguns critérios:
- Claros – os objetivos devem ser explícitos, para que funcionários e lideranças da empresa possam ter clareza do propósito das estratégias
- Atingíveis – a empresa precisa ter base em dados e informações que possam validar e tornar os objetivos atingíveis, para que compram seu propósito
- Ambiciosos – os objetivos também fazem a empresa sonhar e almejar melhora em seus resultados, colocando o brilho no olho de quem trabalha para alcançá-los
Defina proposta de valor
A seguir, temos que definir o que será vendido, para quem e como será vendido.
Que solução o seu negócio proporcionará? Que dor do público seu negócio pretende sanar?
Esses questionamentos ajudam a definir exatamente o que será apresentado e qual seu diferencial. Assim como seu público, alvo das estratégias que serão criadas.
Além disso, é necessário identificar o posicionamento da empresa e a mensagem que passará aos seus clientes.
Todos esses fatores contribuem para concretizar e dar uma aparência aos objetivos traçados anteriormente. Estamos começando a traçar o caminho para atingirmos esses objetivos.
Encontre o público certo
Agora que sabemos o que estamos vendendo, precisamos determinar exatamente quem será o público que queremos atingir.
Características demográficas, sociais, econômicas, culturais e sobre o comportamento desses consumidores. Isso fará com que as mensagens, conteúdo publicado e propagandas atinjam as pessoas certas.
Isso pode ser feito através da criação de personas, que deixam mais claro de quem se tratam os consumidores
Determine as plataformas a serem utilizadas
Após entender qual é o público, começamos a pensar em maneiras de atingí-lo. As plataformas a serem utilizadas devem ter coerência com o posicionamento da empresa e com as características do público.
Algumas plataformas que podem ser utilizadas são:
- YouTube
- Site
- Blog
- Entre outros
Estratégias
Enfim, chegamos na etapa de estruturação das estratégias. Temos o que queremos atingir, o posicionamento da empresa, o que queremos vender, para quem e por quais plataformas.
Agora, motamos um plano de ação. Exatamente o que todos devem fazer para alcançar os objetivos de comunicação da empresa.
O mais recomendado é dividir esses objetivos em metas cada vez menores para que cheguem próximas à realidade da empresa, podendo auxiliar na domada de decisão no dia-a-dia da empresa
Métricas
Com a estruturação das estratégias, é preciso delimitar métricas. Elas são importante para que seja possível analisar os resultados obtidos com essas estratégias periodicamente.
Elas nos permitem comparar a situação da empresa com ela mesma em outro período e com os concorrentes. Além de nos permitirem obter dados quantitativos, facilitando o estudo dos dados e abrindo espaço para o desenvolvimento.
Para isso, escolha as ferramentas de análise e acompanhamento de plataformas que preferir. Existem plataformas que fazem esse colhimento de informações automaticamente. Porém, também é possível fazer o trabalho manualmente.
Marketing júnior USP
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