O que é segmentação de público?
Quando vamos planejar a comunicação de uma empresa, um dos fatores mais importantes a serem considerados é:
“Para quem estamos comunicando?”
Para responder essa pergunta, precisamos pensar em diversas categorias que servem para dividir o público geral. Essas categorias podem ser desde mais gerais como idade, sexo e localização, até grupos mais fechados como veganos, estudantes, donos de cachorros, etc.
Por isso, podemos definir segmentação de mercado como selecionar um grupo de consumidores de conteúdo para ser alvo das estratégias de comunicação da sua empresa.
Tipos de segmentação de público
Existem muitas formas de segmentação e você pode utilizar as que forem mais adequadas para o contexto do seu negócio.
Porém, vamos mostrar alguns exemplos mais utilizados no mercado.
Demografia
Aqui, você utiliza dados demográficos de uma população para construir uma categoria específica de público
- Idade
- Renda
- Gênero
- Composição familiar
- Grau de instrução
- Entre outros
Geografia
Na segmentação geográfica utilizamos dados de região para fazer a divisão. Buscamos homogeneidades de consumidores em determinado local e focamos nossos esforços.
- Cidade
- Bairro
- Zona de uma determinada cidade
- Região metropolitana
- Entre outros
Esse tipo de categorização é muito importante, principalmente para a criação e divulgação de propagandas e anúncios nas redes sociais e em plataformas de busca.
Plataformas como Facebook Ads te permitem escolher uma região específica para rodar anúncios, tendo melhores resultados e maior assertividade.
Cultura e Interesses
Mais uma forma de escolher o público certo para seu conteúdo é saber sobre seus interesses e crenças.
Assim, podemos atrelar nosso produto ou serviço a um tipo específico de conteúdo já consumido por esse público. Conseguindo melhores engajamentos e alcance nessa comunidade específica
- Veganos e vegetarianos
- Donos de animais de estimação
- LGBTQIA+
- Pessoas que gostam de plantas
- Cinéfilos
- Entre outros
Essa forma de divisão nos guia em relação à mensagem propagada, assim como os canais a serem utilizados. Com isso, também podemos entender mais sobre os hábitos de compra e valores dos possíveis clientes.
Benefícios de uma boa segmentação
A segmentação de mercado serve para conseguirmos ter um foco de ação e estruturar estratégias melhores e mais assertivas. Economizando tempo e recursos da empresa.
Também podemos identificar mais de um público para uma empresa. Devendo assim formular ações diferentes para cada um
Ter esses grupos bem definidos faz com que a ideia se torne mais concreta, facilitando a criação do conteúdo, posicionamento e mensagem da marca.
Podemos também identificar novos públicos que ainda não foram atingidos, se tornando oportunidades de aumento de alcance por parte da comunicação.
“A segmentação de mercado serve para atender às necessidades e desejos de diferentes estratos do público-alvo, potencializando a aceitação da linha de produtos e, por conseguinte, aumentando as vendas.”
Como estruturar uma segmentação de público?
As formas de utilizar essa estratégia dependem da empresa. Normalmente precisamos fazer uma análise interna e externa da empresa. Para entendermos o posicionamento da empresa, seu público e o posicionamento de outras empresas do mercado.
Para isso, fazemos uma Pesquisa de Mercado focada em segmentação. Identificamos o melhor público para a empresa, como atingi-lo e quais suas categorias
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Como segmentar o mercado da minha empresa? - Marketing Júnior USP 3 anos ago
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