Branding – Quais são as etapas que envolvem a construção de uma marca?

Branding é o conjunto de ações posicionadas e alinhadas estrategicamente, para dar valor e propósito a uma marca. Essa estratégia de gestão de marca é importante para criar emoções, conexões mentais e fortalecer a imagem de uma empresa na mente do consumidor.

Branding é a atividade responsável por criar ou fortalecer o posicionamento da marca no mercado, expandir seu relacionamento, gerar brand equity, entre outros. 

Existem três principais etapas que compõem o branding, a Análise Interna, Análise Externa e, por fim, o Branding. Cada uma dessas etapas são subdivididas em outras etapas, como será apresentado logo em seguida. 

 

1ª Análise Interna

Na Análise interna, ou análise inicial, buscamos compreender como a empresa se posiciona, identificando pontos fortes e fracos de forma crítica, desde a linguagem utilizada, público-alvo, tom de voz e identidade visual.

Além disso, identificamos quais são os aspectos emocionais e mercadológicos que envolvem a construção da marca.

É importante reconhecer as falhas que existem durante a construção do posicionamento de uma empresa para que seja possível formular um branding mais efetivo que varia de acordo com a proposta individual de cada empresa, ou seja, a mensagem e ideia a ser transmitida da empresa para o cliente. 

 

2ª Análise externa

A Análise Externa é uma longa etapa que envolve, como o nome sugere, uma investigação externa, ou seja, do mercado ou setor que a empresa está inserida.

Essa etapa é subdividida em análise de mercado, análise concorrencial e análise de tendências.

 

Análise de Mercado

Na análise de mercado buscamos compreender o setor em que a empresa está inserida, padrões de consumo e novidades do setor.

 

Análise Concorrencial

A análise concorrencial é composta por um benchmarking, realizando análise de concorrentes, seus públicos-alvo, diferenciais e posicionamentos. Além disso, é na análise concorrencial que conhecemos e avaliamos a jornada do consumidor de cada marca.

 

Análise de Tendências

Por fim, na análise de tendências estudamos as movimentações do mercado em questão e investigamos de que forma nosso cliente pode estar à frente dos concorrentes, considerando as oportunidades de expansão. 

 

3ª Branding

Depois de um longo estudo da empresa e seu mercado durante as análises interna e externa, iniciamos a formulação do branding, tendo como base todas as informações coletadas anteriormente.

 

A entrega do branding contém a proposta de valor, determinação do Missão, Visão e Valores (MVV) da empresa, definição do posicionamento de marca, pontos de paridade e diferença em um mapa perceptual, os arquétipos que melhor representam a marca, qual o DNA da empresa, mapa semântico, naming e slogan, estratégias de branding equity, mapa de associações, entre outros.

Entretanto, no branding nem sempre contêm um direcionamento para uma nova identidade visual somente se necessária, de acordo com o projeto, demandando ou não de uma entrega voltada ao design do negócio.

 

A Marketing Júnior USP é especialista na formulação de branding para empresas e desde 2009 contribui para a criação de marcas fortes e líderes de mercado! 

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