Muitos empreendedores começam seus negócios com muito comprometimento e dedicação, porém sem os conhecimentos necessários para que a proposta deslanche e seja um sucesso. Dessa forma, sem o conhecimento necessário o dono gasta muito tempo e dinheiro para resolver situações que poderiam ser evitadas ou resolvidas de modo muito mais rápido e eficiente.
Veja aqui os principais erros ao começar um negócio e preste muita atenção para não cometê-los!
Pode parecer algo muito complexo, mas não é! Antes de iniciar qualquer atividade empreendedora, o dono deve elaborar um plano de negócios, ou seja, definir metas e ações a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo. É necessário também descrever como funcionará a empresa, qual a sua proposta, setor, e público. Fazendo isso, o empreendedor conseguirá identificar problemas e propor soluções antes que seja tarde, além de conseguir mapear todas as funcionalidades da empresa tendo um caminho a seguir.
Sem dinheiro não é possível começar um negócio, então não tente arriscar tudo sem um planejamento financeiro adequado. A gestão financeira deve ser prioridade no seu negócio, procure entender o que é fluxo de caixa, quais são os ativos mais importantes para sua empresa e estruture seu caixa. Consultar um profissional é fundamental nessa etapa.
Mais uma vez estamos falando de dinheiro. A falta de planejamento pode fazer com que o empreendedor tenha uma falsa ideia de que pode abaixar os preços dos seus produtos, quando, na verdade, a receita esperada fica insuficiente para pagar as contas ao final do mês e ocasionará a falência do negócio. Todos os custos, despesas, preço da concorrência, margem de lucro esperada, devem ser calculados antes da precificação do seu produto para que seu empreendimento seja rentável.
Um dos únicos motivos pelo qual um consumidor irá escolher o seu negócio no início é o seu diferencial. No início de um projeto não é possível trabalhar com margens de lucro altas, preços baixos, grandes negociações com fornecedores, etc. Portanto, o mais essencial é a inovação, oferecer algo diferente do que já existe no mercado. Não é necessário reinventar a roda, apenas seja criativo e se diferencie dos demais!
Muitos empreendedores ignoram a importância do investimento em uma boa comunicação e planejamento de marketing, acreditando que podem fazer tudo sozinhos ou que não é um investimento necessário. Não tem como estar mais errado! Qualquer negócio deve adotar estratégias de comunicação, independente do tamanho ou setor de atuação. Lembre-se que atingir muitas pessoas não gera conversão, o fundamental é atingir o seu público-alvo de forma eficiente para gerar vendas. Por isso, um bom planejamento de marketing é fundamental para que seu negócio consiga se sustentar!
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