SEO: saiba como utilizar a otimização a seu favor!
Entenda como o SEO (otimização dos mecanismos de busca) pode alavancar o site da sua empresa.
O que é?
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca, ou seja, fazer com que um site apareça nos primeiros resultados em páginas de busca.
Seu objetivo principal é esclarecer aos buscadores do que se trata determinada página para aumentar suas chances de serem encontradas nas pesquisas de forma puramente orgânica, isto é, sem investimento financeiro.
Principais tendências de SEO para 2024
Antes de se compreender as principais vantagens do SEO para as empresas, é preciso avaliar as suas tendências para 2024, que resumem-se em: centralidade dos usuários. A personalização tem sido um ponto chave das conversões orgânicas, já que os usuários são os detentores das tomadas de decisão.
O Content Pruning como tendência, nada mais é do que a revisão constante dos seus conteúdos. A “poda de conteúdos” consiste em analisar frequentemente os conteúdos em seu site e verificar quais são realmente relevantes e quais não, a fim de melhorar a qualidade das informações apresentadas em sua página. Definitivamente um diferencial quando se busca leads qualificados e que gerem conversão.
Além disso, a inteligência artificial tornou-se uma grande aliada dos mecanismos de busca. O Google MUM é uma ferramenta capaz de otimizar ainda mais os resultados exibidos em uma página de busca e atrair usuários ainda mais qualificados, uma grande expectativa para esse ano.
E quais vantagens o SEO trará para o seu negócio?
1. Reconhecimento de marca
O SEO pode ser um grande contribuinte quando se fala em posicionamento de negócio no segmento e criação de um brand equity efetivo na mente dos consumidores.
Ao otimizar o site de maneira assertiva, a empresa é capaz de atrair potenciais clientes que realmente cheguem ao fim da jornada do consumidor, além de que, estando em colocações iniciais na página de busca, a marca atinge maior popularidade.
2. Redução de custos com mídia paga
Como dito anteriormente, o SEO não requer investimento financeiro uma vez que resulta em buscas orgânicas. Isso não significa que ele possa anular completamente o uso da mídia paga, mas que quando bem utilizado e compreendido, pode possibilitar a redução e o redirecionamento de recursos financeiros em empresas.
3. Aumento de vendas
Consequentemente ao aumento da visibilidade de marca e do brand equity o SEO pode proporcionar um aumento substancial nas vendas, já que quanto mais pessoas acessando o site de uma empresa, maior a probabilidade de conversão.
Portanto o SEO é uma estratégia que pode e deve ser utilizada em empresas, uma vez que ele melhora a posição do site em mecanismos de busca.
Suas tendências devem ser acompanhadas e usadas a favor dos negócios, pois estratégias de SEO bem executadas acarretam maior visibilidade de marca, redução de custos com mídia paga e, o mais importante, aumento de vendas.
Assim, o fator determinante para o sucesso de um negócio no meio online é o domínio das estratégias de SEO. No entanto, é importante ressaltar que essa é uma estratégia de longo prazo, mas que os resultados obtidos por ela são também por um longo período.