Comunicar conteúdo de qualidade que irá agregar valor para o consumidor é um grande diferencial para um negócio. Entenda como os produtores de conteúdo geram influência na América Latina e como podem ser uma ferramenta para divulgar empresas.
O que significa ser um produtor de conteúdo?
Um produtor de conteúdo é alguém que cria materiais relevantes para o seu público. O objetivo é agregar valor e diferenciar-se dos concorrentes, incluindo inovações e fazendo com que o consumidor conheça a marca ou produto/serviço em questão.
O produtor de conteúdo pode criar a partir de diferentes plataformas e formatos: o conteúdo pode ser comunicado em uma imagem, artigo ou vídeo através de um blog, Instagram ou outras redes sociais. Ele presta seus serviços para uma empresa com um objetivo de marketing e publicidade.
Produtores de conteúdo digital
Os influenciadores digitais são exemplos de produtores de conteúdo que produzem em meio online, geralmente em redes sociais como Instagram, Tik Tok e YouTube. Eles produzem conteúdo de um ou mais segmentos de mercado para o público que os acompanha.
Isso constitui o marketing de influência, que utiliza o poder de influência de tais produtores de conteúdo para promover determinado negócio para clientes potenciais. Essa estratégia aproxima a marca e a audiência que é influenciada por eles.
Um produtor de conteúdo digital é capaz de induzir uma mudança de comportamento ou motivar decisões ao promover identificação com sua audiência.
Os consumidores são mais propensos a considerar a opinião e recomendações do influenciador por o enxergarem como um conhecido ou pessoa próxima que transmite credibilidade.
O trabalho do influenciador é atrair as pessoas que o seguem para o produto da empresa de uma forma natural e cativante, fazendo com que surja no possível cliente vontade de saber mais sobre a marca e efetuar a compra.
Os benefícios dos influenciadores em uma estratégia digital
É benéfico para uma empresa adotar a estratégia de influência porque, assim, ela é capaz de divulgar seus produtos, serviços e ações de uma maneira bem direcionada, já que é possível escolher um produtor de conteúdo que lide com um público mais segmentado que esteja relacionado com o posicionamento da marca.
Dessa forma, é possível atingir diretamente o perfil de cliente ideal da empresa e obter maiores chances deles realizarem uma compra ou se identificarem com a marca e a guardarem na lembrança. Consiste no conteúdo certo para o consumidor desejado.
Por possuírem influência sobre uma grande audiência que valoriza suas considerações, os influenciadores digitais apresentam números muito satisfatórios de retorno e alcance para uma marca.
O Marketing de Influência na América Latina
Uma pesquisa da Nielsen “Global Trust in Advertising” feita em 2015 com 89% de respondentes latino americanos, constatou que as pessoas dão mais credibilidade para a recomendação de alguém que já conhecem do que para propagandas e anúncios.
Em outro estudo (2021), a Nielsen revela que o Brasil é o país que mais possui influenciadores digitais e o segundo país que mais segue influenciadores no mundo. O Brasil conta com 500.000 mil influenciadores com mais de 10.000 seguidores.
Assim, é possível perceber que na América Latina existe uma alta aderência aos conteúdos de influenciadores e grande tendência de aprovação sobre o que é divulgado por eles.
Como uma empresa pode usar influenciadores
A empresa pode procurar um influenciador que fale sobre assuntos do seu segmento de mercado e se promover por meio do material que ele já produz, isto é, ser inserido em publicações, vídeos ou stories do produtor de conteúdo.
O influenciador monetiza seu trabalho através de agenciamento e cobram por publicação. A agência ou pessoa responsável pelo profissional disponibiliza os preços pré-estabelecidos para firmar uma parceria.
A profissão de criador de conteúdo digital está crescendo cada vez mais e existem diversos e diferentes influenciadores no mercado. Ao contratar esse serviço, a empresa necessita saber os assuntos que deseja ser relacionada e os objetivos pretendidos.
Antes de aplicar essa estratégia, é recomendado que seja estruturado um planejamento de comunicação e um planejamento dos conteúdos para definir tipos de materiais que estejam relacionados com a identidade e posicionamento da marca e alinhar com criadores que se encaixem nesse perfil.
Partindo do pressuposto dos produtores de conteúdos digitais como poderosos agentes influentes, a oportunidade de exploração dessa estratégia por parte de empresas, principalmente no Brasil e no restante da América Latina, se mostra muito promissora. Explore as possibilidades e atinja seu público ideal com uma nova ferramenta!
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