Como a análise de métricas pode alavancar seu negócio?

Como a análise de métricas pode alavancar seu negócio?

Em um contexto onde o digital é muito presente, a análise de métricas traz um desenvolvimento estratégico eficiente e diferencial para sua empresa. 

O que é a análise de métricas e para que ela serve?

A análise de métricas, é basicamente a inspeção de resultados obtidos por diferentes decisões estratégicas tomadas no meio digital. Ou seja, esse tipo de análise possibilita a mensuração dos resultados de campanhas digitais, e também um conhecimento mais profundo de seu público-alvo.

Ao publicar, compartilhar ou apenas entrar em alguma página, temos nossas atividades registradas no meio digital. Com isso, nós gestores, que usamos o meio digital como ambiente estratégico, podemos utilizar dos dados disponibilizados por esses canais para saber quem é e como age o público consumidor desses meios de comunicação. 

As redes sociais, por exemplo, oferecem maneiras distintas de se medir resultados. No Instagram, Facebook ou Tiktok, é possível obter diferentes tipos de apuração, através de ferramentas como engajamento, compartilhamento ou até visitas ao perfil. Sabendo disso, é possível ter conhecimento de quantas pessoas estão interagindo com a página, se os alvos estão sendo atingidos e se não estão, estudar o porquê.

Como utilizar essa estratégia?

Portanto, já sabemos o que são as análises de dados, e que elas servem para usar suas estratégias de modo eficaz, mas como podemos analisar suas métricas eficientemente? 

Em primeiro lugar, é necessário que sua empresa tenha metas estabelecidas, ou seja, que tenha traçado seus objetivos, para a partir disso definir quais métricas usará. 

Após isso, é interessante que seu time compreenda quais são as melhores maneiras de se obter determinados resultados. Se uma empresa deseja aumentar seu brand awareness, por exemplo, ela deve escolher métricas que medem a atração que suas campanhas vêm trazendo, e entender se estão atingindo seus alvos e especular quais são os mecanismos que permitiram que esses foram impactados, por exemplo a taxa de visitantes à sua página.

Por fim, com a apreensão dos resultados de suas estratégias, é possível fazer a análise em si, e compreender se as estratégias escolhidas foram eficazes para atingir aqueles objetivos previamente determinados.

Aquela empresa que busca aumentar seu awareness, pode por meio dos resultados coletados concluir se seu plano foi executado. Se ela utiliza as redes sociais como meio, pode explorar o engajamento e o compartilhamento de suas publicações, observando quais conteúdos se mostram mais interessantes para seu público-alvo, e os melhores gatilhos que os fazem consumi-los. 

Análise de métricas em diferentes partes do funil

Para além da compreensão dessa ferramenta de análise, é importante saber como fazer seu uso nas diferentes partes do funil de marketing. 

Atração

No topo do funil, é importante que o público seja atraído eficientemente, e para isso, é importante que você, como gestor, fique atento à algumas métricas que indicam como sua página tem executado essa etapa. 

Para desempenhar o planejado, métricas como o número total de visitas, o de visitantes recorrentes e o de compartilhamentos se fazem interessantes para compreender o quanto a sua página se faz interessante no momento de atrair  possíveis leads. 

Conversão

Após atrair possíveis clientes, o objetivo dessa etapa prevê a conversão dos visitantes de sua página. 

Para assegurar que seu método de conversão seja eficiente, é interessante voltar o olhar para métricas como: bounce rate, que se assemelha à taxa de rejeição, taxa de conversão do funil e número de visitantes recorrentes e daqueles que são novos na página. 

Receita

Por último, fazer com que seu funil seja eficiente de nada serve se não traz um retorno financeiro para sua empresa. 

Dessa forma, o último tipo de métrica que deve ter atenção, são aquelas que mensuram se os investimentos feitos têm valido a pena. Por isso, olhar para o CAC (Custo de Aquisição ao Cliente) mede o quanto você gasta para conseguir cada cliente, para o LTV (Life Time Value), mostra o quanto de expectativa financeira você ganha, de acordo com o tempo que o cliente comprará de você, com o ROI (Return On Investment), é possível calcular quanto seu investimento está retornando para a empresa, e por fim, o NPS (Net Promoter Score) calcula a probabilidade de seu cliente recomendar seu serviço para alguém, de modo que mede o grau de satisfação e seu potencial de marketing de atuais clientes. 

análise de métricas

A importância da análise de métricas 

A análise de métricas, apesar de parecer uma ferramenta óbvia para muitos, segundo a Social Media Trends, 25% das empresas brasileiras não fazem análise de nenhuma métrica em seus negócios. 

Dessa forma, diferencie seu negócio, e utilize essa estratégia para ser mais assertivo no desenvolvimento de suas estratégias!

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