Análise mercadológica: o determinador de sucesso da Cacau Show!
O que é análise mercadológica e porque ela é importante?
Também conhecida como análise de mercado, a análise mercadológica é uma avaliação que permite identificar o nível de atratividade de um mercado específico para a sua empresa. Ou seja, uma maneira de observar o atual mercado no qual o negócio está inserido, bem como futuros mercados a fim de antecipar oportunidades e ameaças.
Análise mercadológica + gestão estratégica
A análise mercadológica, quando bem feita, é um grande diferencial no mundo corporativo. Com a análise dos dados obtidos acerca do mercado e uma excelente gestão estratégica, empresas podem obter um maior Brand Equity de maneira rápida além de um grande diferencial competitivo.
Objetivos de uma análise mercadológica
1- Conhecer a concorrência
Quando se fala em análise de mercado, não tem como não citar possíveis concorrentes. Isso porque conhecer empresas e setores rivais é de grande importância para definir saídas estratégicas para a sua corporação.
A busca de dados e o acompanhamento da concorrência pode trazer insights valiosos para a tomada de decisão de uma empresa.
2- Identificar o tamanho e o potencial de mercado
Além da concorrência, é necessário compreender e avaliar a possibilidade de sucesso do negócio ou de uma nova frente de negócio.
Efetuar a aplicação de pesquisa, busca por dados secundários e até mesmo a realização de uma análise SWOT são estratégias que permitem obter dados relevantes acerca do mercado atual ou do mercado pretendido, a fim de garantir maior assertividade da estratégia de decisão.
3- Identificar oportunidades de expansão
Por fim, a identificação de oportunidades de expansão pode ser tida como o principal fator da análise mercadológica. Identificar tendências de consumo ou preferências de marca são apenas alguns dos resultados a serem obtidos com a análise de mercado.
Tais conclusões podem gerar um rápido aumento do valor da marca na perspectiva do consumidor atual, que busca sempre acompanhar as tendências entre grandes marcas.
Case de uma boa análise mercadológica: Cacau Show
Sem dúvidas, um dos maiores cases de sucesso de uma análise mercadológica bem feita foi a criação da marca Cacau Show.
O fundador, Alexandre Costa, ao analisar o mercado de chocolates no Brasil verificou a existência de dois grupos estratégicos: um grupo de fabricantes que atuava de forma massiva e em grande escala para o mercado, e o grupo que comercializava produtos premium com qualidade e preços superiores.
Assim, ele identificou uma oportunidade e necessidade do mercado, que era a existência de comercializar um produto de qualidade satisfatória e preço mais acessível. Dessa forma ele poderia superar a concorrência formada pelos grupos anteriormente citados e se destacar no mercado.
Essa análise certeira, realizada no momento oportuno, fez com que Alexandre criasse uma empresa que hoje possui um faturamento anual superior a R$100 milhões e está presente em cerca de 1 mil municípios.
Sendo assim, é possível compreender que não basta possuir uma ideia ou uma empresa sem uma análise bem feita do mercado almejado, uma vez que a avaliação de dados coletados pode ser uma grande determinadora de sucesso.