O que é Análise SWOT?

Guia prático sobre Análise SWOT e seus benefícios para a sua empresa

 Nem sempre entender a situação atual do seu negócio é algo simples de se fazer, mesmo com todas as informações úteis reunidas, transformar os números em estratégia é um processo que exige atenção.

Porém, a análise SWOT (em tradução para o português: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) é a ferramenta que devolve para muitos empreendedores boas noites de sono e às vezes pode ser a virada de chave que alguns precisam para iniciar transformações de valor.

Com a análise é permitido observar no que a empresa é ótima, onde pode melhorar, quais são suas chances de inovação e o que pode colocar tudo abaixo.

A análise é importante por fornecer ao final dela um panorama com possíveis direcionamentos chave para o aprimoramento do negócio, além da capacidade de construção de escolhas assertivas e diretas diante do observado.

 

O que é a ANÁLISE SWOT?

A análise SWOT é a ferramenta que permite visualizar o cenário atual do mercado e principalmente da própria empresa, possibilitando a priorização de ações.

Isso se dá pois através dela são gerados diagnósticos que facilitam a percepção ampla de todo cenário que envolve um negócio.

Assim, são mapeados quatro cenários a partir de análises sobre a sua empresa e levantamentos sobre o mercado.

Assim, ao final, é possível desenvolver estratégias e tomar ações com mais precisão.

 

Quando usar a SWOT? 

A ferramenta é recomendada para os momentos em que a organização precisa tomar alguma decisão que apresente qualquer nível de risco ou em alguma mudança na empresa.

Como por exemplo em momentos que uma empresa deseja moldar novas políticas ou naqueles que ela encontra dificuldade de crescimento

Então agora que você já entende a importância de realizar uma análise SWOT para o seu negócio, será mostrado como colocar em prática e analisar cada um dos componentes dessa ferramenta.

 

Como fazer a SWOT?

A versão mais conhecida significa: S Strengths, W Weaknesses, O Opportunities e T Threats.

Sendo que em português é seguida a tradução para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças compondo assim a FOFA.

Cada letra representa 4 cenários que são agrupados em dois ambientes generalizados que facilitam na organização das informações, sendo eles interno e externo.

 

Ambiente Interno

O ambiente interno é composto pelas características individuais que a empresa pode possuir e afetam diretamente a qualidade, percepção e execução do produto ou serviço visando o cliente final.

Para o levantamento é preciso ter na ponta da língua como funciona cada etapa até o cliente, quais sãos os grandes feitos da empresa.

Ou seja, tudo que está sob controle interno e podem ser alterados independentemente de contextos externos.

Forças: 

Este é o momento de olhar para as forças que fazem com que a empresa seja única quando comparada as demais.

Além de serem obrigatoriamente da própria empresa é bom que sejam úteis e façam sentido com o motivo específico que te levou a fazer a SWOT.

Já se você não tiver um motivo ou objetivo principal e só querer entender a situação da sua empresa perante o mercado, você pode fazer uma análise mais geral.

Segue algumas perguntas que podem ser feitas: 

  • O que diferenciam o negócio dos demais? 
  • Quais são as principais características que tornam o produto/serviço reconhecido? 
  • O que a empresa tem que poucos ou nenhuma outra têm? 

Fraquezas: 

Quando mapear as suas fraquezas é importante que você foque os pontos de dor para manter a empresa em funcionamento. É importante ter em mente nesta etapa o que pode ser desfavorável para atingir o objetivo. 

Tudo o que for entendido como modo de atraso em algum processo ou até desqualificação de qualquer etapa essencial deverá ser considerada. Assim, quando a matriz for finalizada possíveis respostas a essas fraquezas poderão surgir junto aos demais levantamentos.

Para te ajudar, pense em questões como:

  • O que atrasa o negócio? 
  • Quais são os pontos que dificultam a execução do serviço? 
  • Os custos para manter aquela força são altos? 

Ambiente Externo

No caso do ambiente externo é composto por aspectos que afetam a empresa mas independe da mesma, são consequências de ações governamentais, pré determinação do público alvo, situações econômicas e entre outros fatores ligados a estrutura da empresa. 

Para este processo são considerados dois subgrupos, o macroambiente e microambiente em que no micro se enquadram forças do próprio setor de atividade ligados, por exemplo, aos concorrentes, fornecedores ou clientes.

Já no macro são as ocorrências do tipo tendências de compra, surgimento de lei que altera a regularização do negócio e semelhantes.

Neste grupo é preciso estar atento as novidades, observar as movimentações dos concorrentes, fornecedores, possíveis substitutos do produto /serviço e até catástrofes naturais, quem aí não lembra da pandemia causada pelo novo coronavírus?

O pensamento precisa se voltar para todas as esferas que rodeiam a empresa. 

Oportunidades: 

  • Existe algum parceiro que diminua o custo de produção?
  • É possível alterar o fluxo de compra para agilizar o processo?
  • O meu produto/serviço entrega para o cliente mais de um benefício que eu possa explorar?

Esse tópico diz respeito a todas as leis atuais, surgimento de novos conceitos valiosos para a sociedade e também a forma de interação entre as pessoas e a tecnologia, esses pontos são de extrema importância quando mapeados, pois favorecem o surgimento de ideias e provocações que tragam novas oportunidades para o seu negócio. 

Tenha em mente como agregar suas forças com as novas características de mercado, no início não era possível imaginar fazer compras de supermercado pelo celular e hoje os aplicativos brigam por clientes que aderem a essa praticidade. 

 

Ameaças: 

  • Os novos concorrentes oferecem o mesmo produto com menor preço?
  • O fornecedor tem muito poder de barganha?
  • As pessoas estão comprando menos o produto em decorrência da economia?

Diferentemente das oportunidades as ameaças são fatores externos que influenciam negativamente o seu negócio, nem sempre são eventos que já estão ocorrendo, nessa etapa igual no levantamento das oportunidades é preciso pensar além do momento atual. 

Um ponto importante nessa etapa é que, em determinados aspectos, o que é visto como ameaça pode ser oportunidade caso ocorra a exploração da mesma, um exemplo é o boom das lojas online que alteram o fluxo para as lojas fixas, para alguns é ameaça, mas para outros é oportunidade. 

 

Mas quais são os benefícios da análise SWOT?

Bom se ainda não ficou claro o motivo para aplicar essa ferramenta no seu negócio aí vai algumas dicas: 

  1. Nem sempre existe tempo hábil para pensar na estratégia levantando todos os dados, com a análise é possível encurtar o planejamento estratégico em poucas reuniões que poderão servir de auxílio para estruturar as mudanças. 
  2. É proporcionado um geral sobre os pontos a melhorar que o empreendimento pode ter.
  3. Serve como bom parâmetro para padronização das perspectivas entre as equipes e funcionários sobre a empresa. 
  4. Por último é simples de criar, medir e colocar em prática os insights que surgirem. 

 

Sendo assim, com a Análise SWOT, o empreendedor consegue avaliar as influências externas e características internas do negócio.

Ou seja, de forma simplificada a SWOT promove um planejamento estratégico de maneira prática por meio de uma matriz visual.

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