Imagem em preto em branco, com muitas pessoas de costas para a câmera assistindo algo em uma tela.
Agenda Setting

A teoria que revolucionou a comunicação em massa

Cada vez mais os efeitos dos meios de comunicação assumem papéis importantes no contexto de uma sociedade. Nesse sentido, para se aproveitar da realidade mais conectada dos consumidores, muitas marcas exploram a produção de conteúdo.

Fato é, não dá mais para considerar os meios de comunicação em massa desconsiderando a sua função de influenciar pessoas. Porém, o que pouco comenta é que o efeito e objetivo da comunicação efetiva não é mais o mesmo de antigamente.

A mudança de paradigma na comunicação

Sim, para entender como se apropriar de uma comunicação efetiva devemos entender o que se faz de antiquado. Após essa compreensão, podemos abordar como se apropriar de métodos mais eficientes e seus porquês.

Segundo Roberts, 1972, a comunicação não vem para agir diretamente no comportamento. Mas, sim, influenciar como o destinatário organiza sua imagem do ambiente.

Com base nessa visão, a simples instigação de compra e promoções de vendas não implicam fomento da relevância da marca. Por isso, é importante o direcionamento para a produção de conteúdo efetiva.

Nessa perspectiva, o tipo de efeito esperado da comunicação não diz respeito à atitude, aos valores e comportamentos dos destinatários. Mas, deve se propor o efeito cognitivo de influenciar o sistema de conhecimento que o indivíduo assume como verdadeiro.

Isso significa que criar conteúdo com base em análise de conteúdo, característica dos ouvintes e estudo sobre satisfação não basta. Pois, para reais efeitos da produção de conteúdo deve-se impor temas aos quais o público discutirá e debaterá.

A importância do Agenda Setting

Essa linha de pesquisa vem justamente para implementar novas práticas de comunicações mais efetivas na geração de conscientização. Isso porque, o seu objetivo é influenciar a dinâmica da formação de opiniões a qual se relaciona com três conceitos:

  • Efeito da ativação: transforma tendências latentes em opiniões efetivas;
  • Efeito do reforço: preserva decisões tomadas, evitando mudanças de atitude;
  • Efeitos de conversão: mais limitado porque os indivíduos mais expostos e atentos, já tem opiniões formadas. Ao passo que indivíduos que são mais indecisos, estão menos expostos.

Então, o que se discute nessa forma de implementação comunicativa são maneiras de influenciar pessoas a partir de interesses coletivos. Sendo assim, a produção de conteúdo é o veículo para se influenciar consumidores.

Para isso, utiliza-se a mídia de massa para centralizar certas questões e construir imagens públicas positivas a respeito das marcas.

O planejamento de comunicação

Dessa forma, tendo em vista a influencia de agentes sociais na construção da realidade dos consumidores. As marcas necessitam de planos mais robustos para sair do convencional oferecimento de produtos.

Isso, porque enquanto a sua audiência não perceber o real valor do seu produto para a realidade dela. Os esforços de comunicação serão debilitados para construir marcas fortes no imaginários dos consumidores.

Por isso, nós da Marketing Júnior USP, criamos um plano de comunicação. Uma solução personalizada para se adequar a realidade dos seus serviços. Totalmente focado para melhorar a performance da sua comunicação e reduzir os esforços de investimentos em mídias que não trazem retorno.

Então, não perca tempo, entre em contato.

Não fique de fora das tendências de marketing

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos sobre estratégias de marketing que vão acompanhar o seu negócio.

    TIRE A SUA IDÉIA DO PAPEL, A MARKETING JÚNIOR FAZ A SUA MARCA ACONTECER!

    Comentários

    Precisa de Ajuda?