
Arriscando a própria pele no mundo do marketing
Você já se deparou com os mais variados conhecedores do marketing, e ainda assim não sabe qual o melhor? Se sua resposta for sim, ao longo desse artigo lhe mostrarei com base nos princípios de Nassim Nicholas Taleb o porquê disso.
Antes de tudo, Nassim Taleb é conhecido pelos campos da epistemologia aplicada, antifragilidade e a teoria do cisne negro. E sua coletânea trata da incerteza, dos eventos imprevisíveis e o que isso tem a ver com arriscar a própria pele.
Dessa forma, aproveito para expandir as ideias desse incrível autor que acolhem o campo dos investimentos para a área de negócios. Então, levantando o seguinte questionamento:
Críticas aos gurus do marketing
” Por que pessoas são boas em explicar as coisas, terríveis em entender e incapazes de fazer? “
Nassim Nicholas Taleb
Apesar da ácida pergunta ser uma crítica explícita aos governantes que estão distantes das consequências de suas decisões. Essa, pode também se ajustar aos gurus do “dinheiro fácil” e dos “métodos dos milhares de seguidores”.
Assim, o que se considera é o que a realidade de quem segue gurus e as respectivas consequências. Isso se deve, por que se considerar a ética do indivíduo, o conhecimento e a competência.
” A ideia de dar a cara a tapa é essencial para entender o mundo. “
Nassim Nicholas Taleb
Contudo, o contato com o mundo real é feito arriscando a própria pele. Expondo-se ao mundo real e pagando um preço pelas consequências, sejam elas boas ou ruins, dessa exposição.
Por isso, se critica os “gurus do marketing”, pois, nem todos se expõem ao risco de suas decisões. Sendo responsáveis por levarem empresas a fazerem verdadeiras barbaridades sem se responsabilizarem.
O efeito Lindy
Segundo Albert Goldman, 1964, o tempo elimina o frágil e mantem o robusto. O que significa que a expectativa de vida do frágil não se extende. Entretanto, ainda assim, podemos cair em falácia de falsas garantias e transferências de desvantagens. Quando na verdade as consequências serão das nossas escolhas.
“Nenhuma pessoa em uma transação deve ter certeza sobre o resultado enquanto a outra tem incerteza.”
Nassim Nicholas Taleb
Por isso, a desconfiança se torna o cerne da questão. A resistencia à estragos causados pelo tempo, é o que chamamos de sobrevivência. Então, saber quem será responsabilizado por erros é a essência do “skin in the game”.
Conclusão
Não é por que se tem um entendimento macro que se entende o micro. Ou seja, por mais que seja válido (e até necessário) ter noção do todo, para tomar decisões assertivas é preciso entender sua própria realidade a fundo.
Essa assimetria pode transferir risco de uma entidade para outra. Então, a crença não pode ser uma opção gratuita, ela implica uma simetria entre o que você paga e o que você recebe.
Por isso, nos compartilhamos as consequências de nosso projetos e nos responsabilizamos pela nossa cultura de resultados.
Nós acompanhamos nossos clientes durante toda a pesquisa de mercado, até a definição dos resultados. Quer fazer uma consultoria conosco? Agende um diagnóstico gratuito!
