Como funciona?

O Brand Lift considera o impacto das mensagens transmitidas nas percepções e comportamentos do consumidor durante toda a sua jornada de compra. Dessa forma, fornece insights valiosos sobre a influência de qualquer esforço publicitário em métricas como:

  • Reconhecimento de marca;
  • Recall;
  • Consideração;
  • Intenção de compra;
  • Interesse da marca.

Os resultados permitem ajustes rápidos e precisos na campanha. Isso otimiza esforços e recursos, facilitando o alcance dos objetivos da marca.

Como aplicar o Brand Lift na prática?

Para metrificar o Brand Lift de determinada campanha publicitária, as pesquisas surgem como um recurso muito útil.

O primeiro passo é separar a amostra da sua pesquisa em dois grupos: aqueles que foram expostos a sua comunicação, seja um filme, um anúncio ou um spot de rádio, por exemplo, e aqueles que não foram expostos.

Depois disso, os questionários da pesquisa são enviados aos dois grupos e as respostas são comparadas para, então, determinar o “lift” da campanha.

Exemplos de perguntas de Brand Lift

Após entender o conceito e seu funcionamento na prática, algumas perguntas podem ser utilizadas para mensurar os resultados da campanha:

  1. Você se lembra de ter visto uma propaganda da [NOME DA MARCA] nas últimas duas semanas? Se sim, onde foi que você viu?
  2. Quando você pensa na marca [NOME DA MARCA], qual é a primeira coisa que vem à sua mente?
  3. Você compraria um produto da marca [NOME DA MARCA] na próxima vez que precisar de um software de gestão? [utilize o produto ou o serviço que a sua empresa oferece].
  4. De 0 a 10, o quão tentado você ficou a comprar o nosso produto?
  5. De 0 a 10, quais as chances de você indicar o nosso produto para um amigo?

4 dicas de Brand Lift

Para obter um bom “lift” de seus esforços de comunicação, é extremamente importante seguir alguns passos básicos. Para issos, temos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada:

1 – Alinhe objetivos e critérios de sucesso

A pesquisa de Brand Lift deve seguir o critério de sucesso da campanha publicitária. Esse alinhamento garante que as estratégias sejam eficazes..

2 – Plano de mídia

O plano de mídia é o que determina onde a mensagem da sua campanha será veiculada. Por isso, é fundamental que se compreenda como cada veículo de comunicação se comporta e quais deles são mais consumidos por seu público-alvo.

3 – Perguntas concisas

Perguntas diretas aumentam a taxa de adesão à pesquisa. Quanto mais curtas forem, maior a probabilidade de resposta.

4 – Atenção à concorrência

As campanhas publicitárias dos seus concorrentes podem estar circulando simultaneamente à sua. Dessa forma, o seu público-alvo pode estar exposto à influência de outras marcas também.

Para que você não seja negativamente impactado, fique atento ao que os seus concorrentes estão veiculando. Com isso, você consegue adotar planos de ação para a sua empresa.

Caso necessite de ajuda com o planejamento estratégico da sua comunicação ou nas suas pesquisas de Brand Lift, a Marketing Júnior USP está aqui para te ajudar! Confira nossos serviços e entre em contato para saber mais!

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