Branding

O Branding é uma ferramenta poderosa para consolidar sua marca. Mas será que você sabe realmente o potencial que ele tem?

Leia este artigo e veja como o branding fortalecerá a sua empresa.

A marca é a identidade de uma empresa no mundo corporativo. Desse modo, construir uma boa marca é fundamental para se destacar no setor e expandir o seu negócio.

Mas de que forma o branding te ajuda nessa construção?

Branding é a gestão estratégica da marca, em que se trabalha pilares como o posicionamento, propósito e valores da marca. Desse modo, o objetivo final é tornar a marca conhecida pelos consumidores e consolidá-la.

Focando nisso, vamos nos aprofundar ainda mais nos pilares e entender de que maneira eles podem te auxiliar.

Posicionamento

Posicionamento é o ato de projetar a oferta e a imagem da empresa de modo que ela ocupe um espaço diferenciado na mente do cliente. Isso significa, que ao pensar no segmento em que você atua, logo virá na mente do cliente a sua marca.

Para definir o posicionamento de uma empresa, é necessário primeiro ter conhecimento do seu público-alvo. Desse modo, a forma mais assertiva para definir tal público é a realização de uma pesquisa de mercado.

Após reconhecido o público-alvo a ser atendido pela empresa, é fundamental entender o que a empresa busca. Sendo assim, a melhor maneira de trabalhar isso é pela definição do MVV (Missão, Visão e Valores). Desse modo, a empresa poderá entender quais são os pontos que ela deseja atender e onde ela deseja chegar.

Logo, depois de trabalhado todos esses pontos, é fundamental reunir todo conteúdo adquirido e definir o seu posicionamento. Irei exemplificar com um dos nossos cases para ficar mais simples.

O case abordado é da empresa Blarchy, em que por meio da análise do público-alvo, identificamos que seriam mulheres jovens adultas. Além disso, a Blarchy tem em sua essência questões como, tecnologia, sustentabilidade e praticidade.

Pensando nisso, o posicionamento definido pela equipe da Marketing Júnior USP foi:

“Somos uma plataforma de consultoria de estilo para jovens adultas interessadas em moda. Nós ajudamos essas mulheres a se vestirem com mais autonomia e com styling com baixo impacto ambiental, de forma prática e facilitada. Utilizamos tecnologias inovadoras e técnicas de estilo para ajudá-las a utilizarem seu guarda-roupa em sua completude, evitando compras desnecessárias e diminuindo o consumo.”

Com o posicionamento definido, trabalha-se a marca.

Marca

Quando partimos para a marca, consideramos fatores como a personalidade da marca (arquétipos e DNA da marca). Esses fatores, são pontos intrínsecos, em que muitas vezes não são vistos, mas fazem parte da percepção que o cliente terá em relação à empresa.

gucci branding

Fonte: Pinterest

Isso acontece com marcas como a Gucci, por exemplo. Pois, só em possuir um acessório da marca, já sentimos que estamos imersos no universo da moda de luxo. Além disso, os arquétipos e DNA da marca, trabalham como o seu cliente será visto utilizando a sua marca e como a marca será vista por ele.

Aqui que está o ponto chave, pois definidos os pontos que condizem com a sua marca, você conseguirá transmitir a mensagem que quer passar para os seus consumidores. E eles também conseguirão, por meio da sua marca, transmitir a mensagem que querem, para a sociedade.

Fazenda Futuro BrandingFonte: Fingers Design

Um exemplo disso são os vegetarianos. Ao consumirem produtos da empresa “Fazenda Futuro”, estão entendendo que a marca concorda com os valores deles e que desse modo, eles passarão esses valores para a sociedade consumindo aquele produto.

Com isso, as marcas buscam gerar brand equity que nada mais é do que o valor atribuído a bens e serviços comercializados pela marca. Desse modo, a empresa utiliza-se de estratégias para transmitir seus pilares de maneira a gerar esse valor para a marca.

Logo, a organização pode buscar gerar associações através de outras marcas, pessoas, objetos e até mesmo lugares em que, se posicionada, passará a mensagem desejada.

Ensaios da Anitta Brandinf

Fonte: Portal Famosos

Um exemplo disso é a marca da cantora Anitta, que possui um posicionamento voltado ao empoderamento feminino e à diversidade. Desse modo, a Larissa, principal atuante da marca, posiciona-se de maneira empoderada em seus shows, com clipes extravagantes e ações de marketing que condizem com os valores defendidos por ela.

Além disso, a marca alia-se com artistas e empresas que buscam passar a mesma mensagem. Tal fato, ocorreu no evento “Ensaio da Anitta”, que ocorreu no dia 12/02/2022, em que foram convidados artistas como Glória Groove e Pablo Vittar para fazerem parte da apresentação.

Por fim, se precisa de ajuda para desenvolver estratégias de branding que consolidem a sua marca e aumentem os resultados do seu negócio, agende um diagnóstico gratuito conosco. Ficaremos felizes em ajudar!

Não fique de fora das tendências de marketing

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos sobre estratégias de marketing que vão acompanhar o seu negócio.

    TIRE A SUA IDÉIA DO PAPEL, A MARKETING JÚNIOR FAZ A SUA MARCA ACONTECER!

    Comentários

    Precisa de Ajuda?