Call to Action: como usar e exemplos
Saiba o que é Call to Action, para que serve e exemplos de aplicações dessa estratégia dentro do Marketing Digital e como ela pode ajudar a atrair novos leads para o seu funil de vendas.
O que é Call to Action
Call to Action, ou chamada para ação em português, é uma ferramenta muito utilizada pelo Marketing Digital para promover ofertas e gerar leads.
Um CTA é qualquer chamada, seja visual ou textual, que indica ao usuário da página o que deve ser feito. É muito utilizado em sites, e-mails e anúncios, por meio de um link ou botão, se destacando do restante do texto, e com termos no imperativo como “acesse”, “clique”, “entre em contato”.
Call to Action para Marketing
O Call to Action dentro do ambiente de Marketing Digital é uma das principais ferramentas para a geração de leads dentro do funil de vendas. Seu principal objetivo é levar o visitante para o próximo passo no funil. Dentre as etapas, o CTA é comumente utilizado na de conversão, justamente para atrair novos leads.
Junto a isso, um método muito utilizado no Marketing Digital é o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação).
O AIDA divide a jornada do consumidor durante a navegação no site em 4 etapas:
- Atenção: momento de conquista de atenção exclusiva do visitante, fazendo com que ele continue a navegação.
- Interesse: prendida a atenção, o usuário toma a decisão de procurar por mais informações ou não com base na primeira impressão do site.
- Desejo: nessa etapa, é realizada uma análise mais detalhada da oferta, considerando os prós e contras e se ela atende às necessidades.
- Ação: por fim, com a decisão tomada, é realizada a ação da conversão.
As etapas de Atenção e Interesse, que duram poucos segundos, ajudam a direcionar o leitor à Ação, que muitas vezes é o próprio ato de clicar no CTA.
É extremamente importante que a equipe responsável pelo Marketing saiba como é a jornada do consumidor, para que o CTA seja posicionado no local ideal do site, bem como definir se ele será em forma de texto, banner ou botão, por exemplo.
Botão de Call to Action
O Call to Action em formato de botão é um dos mais utilizados e encontrados em páginas iniciais de sites, campanhas de e-mail, etc. Os botões ajudam a direcionar a ação relativa a uma decisão que já foi tomada naquele momento pelo usuário.
Além disso, os CTAs normalmente são encontrados em cores diferentes e posicionados em locais estratégicos considerando o ponto de vista do leitor, chamando a sua atenção e finalizando a tomada de decisão dentro do site.
Exemplos de Call to Action
1. Test drive
O Call to Action em formato de “test drive” é uma ótima estratégia para o fundo de funil, tendo como objetivo permitir um teste do produto ou do serviço ao interessado, antes de decidir contratá-lo.
Algumas formas de uso dessa Call to Action são:
- teste grátis agora;
- faça seu teste aqui;
Geralmente, esse CTA é acompanhado de uma Landing Page com a descrição do produto/ serviço.
2. Uso da expressão “confira”
O uso do termo “confira” é ótimo para quem deseja instigar o leitor, mas não de maneira incisiva, tornando o CTA mais leve.
3. Utilização de uma pergunta
A utilização de uma pergunta como CTA é ideal para situações que permitem uma maior abertura para o diálogo com o leitor, como se o texto tivesse uma expectativa de resposta, criando proximidade com o navegador.
Para empresas que oferecem soluções de problemas, o CTA em formato de pergunta pode ser criado a partir de uma dor dos clientes, como exemplo: “Você sente que a comunicação da sua empresa não é eficiente?” e em seguida oferece o serviço solucionador.
Conclui-se que a utilização de um Call to Action é uma estratégia vantajosa para divulgar o seu serviço ou produto e atrair novos leads, podendo avançar dentro das etapas do funil de vendas e, assim, conseguir novos clientes.
