Com a evolução da internet e a tecnologia digital que temos ultimamente, todos nós estamos o tempo inteiro conectados nas redes sociais.
Logo, quando vamos estruturar a comunicação de uma empresa devemos concentrar todos nossos esforços no marketing digital certo?
Errado. A comunicação de uma empresa é feita por muito mais que redes sociais e marketing digital.
O que é comunicação?

Marketing plan concept – lecture with diagram (Adzuna)
O processo de comunicação é estabelecer interações de informação e conhecimento para que o consumidor perceba os benefícios e entenda o valor agregado ao serviço ou produto.
Assim, percebemos que tudo comunica, o atendimento ao cliente, o preço, personalização, a forma como ele é ofertado e a experiência do consumidor no geral.
Falando de forma mais focadas na estruturação de conteúdos oferecidos ao público, ainda temos muitos outros aspectos que formam uma boa comunicação, como:
-
- Propaganda: anúncios feitos em diversos canais (não exclusivamente digitais);
- Marketing direto: foca na parte do público que já tem o interesse no produto ou serviço;
- Presença digital: a reputação e presença que uma marca tem nas plataformas digitais, se mantendo na mente do consumidor;
- Promoção de vendas: como seu produto ou serviço é ofertado (online e offline
- Relações públicas: como a empresa se apresenta para todos os públicos, desde clientes até outros stakeholders;
- Comunicação em ponto de venda: o atendimento que o cliente recebe pessoalmente na loja;
- Pós-venda: a interação que a empresa tem com o cliente após o processo de venda;
- Entre outros.
A que ferramentas devo dar prioridade?
Muitas vezes, por saber do protagonismo do marketing digital e das redes sociais, é feito um plano em que o digital é o líder e as outras ferramentas devem seguir sua liderança.
Porém, devemos entender que as ferramentas não seguem os objetivo de outra ferramenta, devem ir em conjunto, tomando como direcionamento o posicionamento e a mensagem da marca.
Portanto, devemos criar uma comunicação integrada de marketing, onde todas as ferramentas são protagonistas e possuem objetivos e estratégias diferentes para chegarem em uma meta conjunta de comunicação.
Como colocar em prática?
A empresa deve, em primeiro lugar, estabelecer uma missão para a empresa, que seja relevante e coerente com o posicionamento da empresa.
A partir desse objetivo de comunicação, devem ser estabelecidas metas menores para cada área da empresa, para que a marca esteja coerente como um todo.
Na área da comunicação é importante segmentar mais uma vez, criando estratégias para as ferramentas utilizadas pela empresa, sem dar prioridade a uma ou outra. Elas devem ser conectadas, mas ter metas, objetivos e métricas individuais.
Com isso, uma missão grande da empresa é destrinchada em diversos objetivos que podem ser alcançados no dia a dia da empresa, mantendo todos os tomadores de decisão e funcionários em sincronia.
Resultados
Uma comunicação integrada nos permite potencializar todas as ferramentas de comunicação de um negócio e estruturar um plano de marketing mais assertivo.
Além disso, a empresa consegue manter os funcionários engajados e sem perder a visão da marca, pois têm um objetivo concreto e alcançável, um propósito em suas atividades diárias.
Para o consumidor, esse consegue obter uma experiência mais uniforme e é inserido no universo da marca, aumentando fidelidade e as chances de recompra ou indicação.
Marketing Júnior USP
A Marketing Júnior conta com soluções personalizadas para o seu negócio, solucionando a sua dor.
Nós somos especialistas em Pesquisa de Mercado e contamos com um serviço de Planejamento de Comunicação, onde estruturamos as áreas da comunicação da sua empresa, no meio on e offline.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!