Copywriting se relaciona a criação de textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços ou ideias. Aprenda o que é e como criar uma boa copy.
O que é Copywriting
Copywriting diz respeito à escrita estratégica de textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços ou ideias. Esses textos, as chamadas “copy” ou “copies” são escritas a fim de aumentar as chances de tornar o leitor mais propenso a tomar uma atitude desejada.
Assim, saber fazer boas copies se torna uma ferramenta valiosa para alcançar metas de marketing, comunicação e vendas.
Por isso, Copywriting muitas vezes está diretamente relacionado com Call to Action.
Para facilitar o entendimento, vamos utilizar alguns exemplos de copywriting bem feito.
A Apple é referência em criar copies simples porém bem efetivas.
A empresa deixa claro que uma boa copy não é complicada, com poucas palavras é possível escrever um texto poderoso.
“O Mac resolve. Descubra o que o Mac pode fazer por você”
Um trecho curto, porém de impacto que transmite a imagem do Mac como uma solução para os problemas do público-alvo.
“Nike United Pack, uma nova era para o futebol”
Com essa frase a Nike conseguiu transmitir a inovação atrelada à marca e à chuteira presente na imagem. Tudo isso fugindo do óbvio de um anúncio padrão como “Uma chuteira com tecnologia inovadora”.
Para criar uma copy que seja persuasiva e aumente suas vendas é necessário dar importância para as seguintes estratégias:
Conhecer seu público e ter personas bem definidas vai garantir que a linguagem utilizada seja coerente com o remetente.
Aprenda como criar personas aqui.
Troque as longas descrições de características técnicas do seu produto por benefícios que ele trará ao público.
“O carro da Volvo tem 6 airbags” pode parecer entediante quando comparado a “Quer segurança? Escolha Volvo”.
O leitor tem que sentir que o texto está conversando com ele. Utilizar termos pessoais pode aumentar a demonstração de empatia e proximidade. Afinal, qual soa melhor? “Estamos aqui para ajudar empresas que precisam de impressora” ou “Sua empresa precisa de impressora? Estamos aqui para te ajudar”.
Não copie e não seja mais do mesmo! Estratégias de copywriting perdem o poder de persuasão quando todos utilizam as mesmas frases. Inove em suas copies para que elas não sejam repetições genéricas já presentes no mercado.
Para se destacar e ganhar a confiança do seu leitor crie uma copy exclusiva.
Menos é mais. Tente transformar copies longas em textos curtos e mais simples, de forma que não percam a essência da mensagem transmitida.
Pode não ser uma tarefa fácil, mas com uma copy menor é mais provável que o leitor dê a devida atenção a ela.
Por fim, aprender a criar boas copies pode alavancar suas vendas e melhorar seus resultados.