Com o surgimento da internet o público tornou-se cada vez mais interessado em obter infor⁷mações por diversos canais, e é aí que entra o crossmedia!
E esse, é um desafio grande para as empresas, já que, se o público se concentra em diversos canais a sua marca também precisa estar nesses meios para atingir o cliente por todos os lados.
Mas como começar a realizar tal ação? Qual estratégia te ajudará nisso? Leia esse post e descubra o que é crossmedia e como ela pode te ajudar.
O que é Crossmedia?
Crossmedia é o movimento de estar em diversas meios de comunicação levando informações para os clientes e aumentando o ponto de contato.
Já aconteceu com você de ler um texto sobre um assunto e depois ir procurar no YouTube por um vídeo do mesmo assunto? Então, são nesses pontos que o crossmedia entra em ação.
Mas vamos com calma, crossmedia não é só estar em diversos lugares, mas sim manter as características intrínsecas da comunicação, adaptando-as para cada canal de comunicação.
Temos como exemplo esse conteúdo que você está lendo, pois, enquanto ele está publicado em nosso blog, pode também ser publicado em nosso Instagram, Facebook e Newsletter.
Entretanto, não adianta somente publicar, é necessário engajar o seu público e incentivá-lo a continuar nesses canais, consumindo cada vez mais conteúdos.
Quais são os benefícios de adotar essa estratégia?
Com tantas alternativas, o consumidor poderá escolher por qual meio de comunicação ele obterá informações sobre o que procura. E você estando presente em todos, fará com que a sua autoridade aumente e também com que você consiga aumentar os pontos de contato com seu público.
Além disso, o crossmedia também auxilia no aumento de consciência de marca, fazendo com que o consumidor enxergue a sua empresa como autoridade no segmento em que ela atua.
Outro benefício, é que com essa estratégia você faz com que o seu produto ou serviço não saia da cabeça do consumidor, tendo em vista que este estará aparecendo constantemente para o seu cliente.
Como colocar o crossmedia em prática?
Separamos 4 passos importantes a serem observados e que te ajudarão a começar a utilizar esta ferramenta em sua empresa:
- Defina um objetivo a ser alcançado com a sua estratégia e acompanhe os resultados gerados;
- Planeje como irá implementá-la e por quais plataformas e mídias visando manter o contato com o seu público;
- Considere o seu público alvo e persona para poder escolher as plataformas e mídias que mais fazem sentido para eles;
- Garanta o engajamento do seu público, para ele poder continuar consumindo conteúdo por meio das plataformas da sua empresa e continue sempre se relacionando com os conteúdos ao longo da experiência.
Case de sucesso em Crossmedia
Shopee
Com uma campanha publicitária viral criada para o “2.2 liquida do ano” da Shopee, a empresa trouxe em sua comunicação o ator Jackie Chan.
Tal campanha foi veiculada em canais de Tv, perfis de influenciadores digitais brasileiros e pelos canais de comunicação da marca (TikTok, Instagram, Facebook e YouTube).
Desse modo, os resultados dos empenhos da marca não foram diferentes, e logo o bordão dito em português pelo Ator “Compre Online na Shopee, baixe agora o app” se disseminou entre os consumidores e trouxe resultados estrondosos para a marca, que atualmente totaliza 42,5 milhões de usuários, superando o Magalu, Amazon e B2W.
O que você está esperando para definir uma estratégia assertiva para sua marca e atuar em diversos canais trazendo resultados extraordinários?
Nós podemos te ajudar com isso, entre em contato conosco e agende seu diagnóstico gratuitamente. Nos vemos lá!
Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo (USP), Gestor de tráfego e Analista de Comunicação na Marketing Júnior USP.