E-mail marketing: como aplicar essa estratégia?
Você sabia que a cada R$1,00 investido no e-mail marketing há retorno de R$38,00 na sua empresa? O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing digital que consiste em enviar e-mails para uma lista de contatos. Essa abordagem tem o objetivo de manter uma comunicação entre a empresa e um potencial cliente.
Como aplicar o e-mail marketing na sua estratégia?
Newsletters
As newsletters possuem envio periódico (semanal, quinzenal ou mensal) com conteúdos informativos sobre algum tema que interessa os seus leads. Ela permite o estreitamento da relação entre o cliente e a empresa. Exemplo disso, é a própria newsletter da Marketing Júnior USP que é utilizada para compartilhar os últimos blogs informativos disponíveis no nosso site.
E-mails transacionais
Esse formato consiste em mensagens enviadas aos usuários que realizam ações dentro do site da empresa. Essas ações podem ser quando o cliente realiza cadastro no site, adquiri um produto, recebe um pedido ou abandona o carrinho de compra. Tendo em vista que o objetivo é fidelizar os contatos e estimular a comunicação direta e personalizada, oferendo melhor experiência com a marca.
E-mails promocionais
Evidentemente, esse formato busca promover uma venda de produto ou serviço da empresa. No seu desenvolvimento ela possui recursos comerciais, com descontos, promoções, ofertas ou preços de mercadorias. Nesse sentido, o cliente tem acesso a um link que o conecta a uma página de compra, de modo que facilite sua jornada.
Divulgação de ebook
Esse formato de e-mail tem potencial de atrair fortemente o público. Quando o usuário demonstra interesse em receber um e-book, a empresa reaproveita o formulário para enviar e-mails relacionados ao que o cliente demostrou interesse. Sendo que, ao final do contato, a empresa pode oferecer ofertas ou conteúdos que o transforme em cliente do negócio.
Pesquisa
Se você quer conhecer melhor o perfil dos seus clientes, por que não realizar uma pesquisa com eles? O e-mail marketing também serve para coletar esses dados, a fim de ajudar a empresa a entender melhor sobre seu público. Exemplo disso, são as pesquisas de satisfação realizadas após o atendimento ou compra de um produto.
Quais as vantagens dessa estratégia?
O e-mail marketing possui estatísticas excelentes em relação ao seu funcionamento. Para isso, ele precisa estar bem estruturado, ou seja, apresentando uma mensagem objetiva, personalizada e com valor que transforme a vida do cliente. Sendo assim, as vantagens dessa estratégia são:
- Grande alcance;
- Previsibilidade de alcance;
- Flexibilidade de construção;
- Maior ROI (retorno sobre o investimento) entre todos os canais de marketing;
- Canal próprio.
Em síntese, o e-mail marketing possui várias funcionalidades adaptáveis de acordo com os objetivos da empresa. Portanto, realizar testes e analisar as métricas é essencial para avaliar o desempenho da sua estratégia e torná-la realmente eficiente para o seu negócio.