Como vender em uma realidade onde as pessoas não podem sair de casa e apenas os serviços essenciais estão abertos? Entenda como estabelecer um ecommerce e continuar vendendo, mesmo de portas fechadas.
Um novo cenário

Se antes era comum passar horas em centros comerciais, olhando vitrines e expositores, esse já não é um hábito recorrente. Isso porque devido ao isolamento social as lojas precisam permanecer fechadas, assim como as pessoas devem permanecer em casa.
Apesar das vendas online já ocuparem uma grande fatia do mercado, esse número cresceu desde o início da quarentena. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas no pela internet cresceram 30% nas duas primeiras semanas de abril.
Com isso, já é possível ter noção do quanto o isolamento social influenciou na forma das pessoas fazerem suas compras. Assim, muitas empresas que já realizavam vendas a distância puderam manter seus negócios ativos, mas como ficam as demais?
A seguir, você irá entender como adaptar seu negócio para as vendas online.
Da loja física ao ecommerce
Incorporar uma loja física para o meio online não é uma tarefa fácil, mas existem alguns passos que podem ajudar.
Saiba se posicionar
Enquanto na loja física o cliente pode conversar com um vendedor e procurar entender melhor sobre o produto, em uma loja online esse contato nem sempre é tão rápido e direto. Isso pode levá-lo a buscar se informar em outros sites e redes, onde pode encontrar pontos positivos e negativos.
Ou seja, seu cliente precisa ter disponíveis todas as informações necessárias e é importante que você as forneça. Desse modo você garante que essas serão passadas de forma adequada, ficando menos sujeito a opiniões externas.
Também devem ser estabelecidos canais de consulta para os clientes, com abas de perguntas frequentes e opções de contato direto. No caso do contato direto, é possível realiza-lo por chats no site, e-mail e até por aplicativos de mensagem.
Esses tópicos dizem respeito ao Marketing digital, o qual exige que sejam trabalhadas um conjunto de ferramentas. Você pode saber mais sobre marketing digital aqui.
Escolha um canal

Um dos principais pontos é a escolha do canal, uma vez que é através dele que o cliente realizará as compras. Uma mesma empresa pode ter mais de um canal de vendas, mas é necessário que todos sejam devidamente administrados. Para saber qual o meio ideal pode ser realizada uma pesquisa de mercado, garantindo maior assertividade com o público.
Uma das opções mais procuradas para vender online são os marketplaces, os quais permitem anunciar e vender produtos. O mais interessante desse meio é a facilidade, tanto para compradores como vendedores.
Algumas lojas optam por criar seu ecommerce próprio, o que elimina intermediários. Por ser uma venda direta, há ainda a percepção de maior credibilidade por parte do cliente. Isso ocorre porque o cliente sabe exatamente de quem está comprando e a quem recorrer, se necessário.
Há ainda a alternativa de vender através das redes sociais, onde se pode anunciar, negociar e combinar entrega. Algumas redes já possuem plataformas específicas para isso, como o Facebook e Instagram.
Redes sociais
No caso do Facebook existe tanto a aba “marketplace”, como a possibilidade de criar uma página própria. A primeira opção reúne muitos anunciantes, o que pode diminuir a visibilidade da marca, mas dá capilaridade. Já a segunda terá apenas os seus produtos, além de apresentar com maior profundidade informações sobre seus negócios
Já o Instagram destina apenas uma aba para anunciar, guiando o cliente para realizar a compra no site do anunciante. Nesse caso é preciso possuir um ecommerce previamente, sendo a rede apenas uma ferramenta de capilaridade. O ecommerce em questão pode ser tanto um site, como o Facebook Shopping.
Em ambos os casos também é possível simplesmente ofertar os produtos em sua página, combinando detalhes via comentários e mensagens.
Falando em mensagens diretas, outra rede que permite as vendas é o Whatsapp. Essa é uma das ferramentas preferidas dos pequenos negócios, já que permite entrar em contato rapidamente com o público. Outra vantagem é a possibilidade de falar com várias pessoas através dos status, grupos e listas de transmissões. Entretanto, é preciso ter cuidado com esses atributos para não saturar o público, além de ser limitado àqueles que possuem o telefone da loja.
Atenda a demanda
Ao buscar um produto na internet sabe-se o que procura, sendo frustrante encontrar o bem desejado e não haver estoque. Isso porque, diferente de uma loja física, o consumidor não costuma visitar a loja online apenas para olhar, mas com a intenção de comprar.
Além disso, é provável que o mesmo já tenha realizado pesquisas de preço. Portanto, pode facilmente realizar a compra em outra loja caso não encontre o que procura.
Nesse momento de crise pode ser difícil manter o estoque cheio, mas procure ao menos meios de avisar seu cliente. Uma possibilidade é adicionar um botão de “avise-me quando retornar ao estoque”, onde o cliente disponibiliza seu email. Também é uma alternativa instituir um newsletter que informe potenciais clientes sobre o reabastecimento, promoções e novidades.
O que fazer depois
Como já citado aqui, mesmo após instituído o ecommerce é preciso tomar alguns cuidados (como com o estoque). Após estabelecer todos esses pontos ainda será necessário realizar o acompanhamento, além de estabelecer estratégias e um planejamento.
Para isso, estabeleça um plano conciso sobre como essas ferramentas serão administradas e seu papel. Nesse momento uma gestão estratégica pode ser útil, permitindo conhecer forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, além de como trabalha-lás.
Entender como criar e administrar um ecommerce é de suma importância nesse momento, mas não só. Os consumidores cada vez mais optam pelas compras online, cabe ao comércio se adaptar para atender essa demanda.
Considere o ecommerce na próxima vez que traçar suas estratégias e tenha a chance de tornar o seu negócio ainda mais rentável!
