Quando se pensa nas mídias digitais e como sua marca se apresenta nela, logo se pensa em criatividade, sites com fácil navegação e responsivos, ou seja, que se adaptam ao tipo de dispositivo que você usa.
Porém, já se perguntou se a sua loja, ou onde seus produtos estão sendo expostos, estão alinhados ao que se apresenta na internet?
O Ponto de Venda (PDV) é o local em que é necessário garantir as melhores experiências e condições de apresentação, para que o cliente sinta-se confortável para se concentrar apenas na decisão de compra.
Para isso você precisa considerar diversos fatores, desde localização, até treinamento dos funcionários que atenderão os clientes.
Continue lendo para saber mais sobre como planejar e implementar estratégias de PDV para o seu negócio!
Pense no seu público-alvo
Toda estratégia ou planejamento que você faz deve ser feito a partir do seu público-alvo, afinal o seu objetivo deve ser satisfazer as necessidades dos seus consumidores.
Para que assim a localização do seu PDV corresponda com o perfil e segmento do público. Por exemplo, qual o bairro que concentra os seus consumidores? Eles frequentam quais regiões?
Você sabe qual é a classe econômica que você pretende atender? Entender os fatores citados é fundamental para que a sua estratégia dê certo.
Afinal, como ter sucesso em uma região onde a renda da população está abaixo da média dos consumidores do produto ou serviço ofertado? Será mais difícil para a empresa prosperar.
Portanto, a partir do conhecimento que se tem do público-alvo, pode-se estabelecer uma estratégia de atração bem delimitada, compreendendo os padrões e hábitos de compra, além do comportamento dos consumidores.
Analise fatores internos e externos
A análise SWOT ou FOFA, é uma ferramenta que pode ser usada para além do seu produto ou serviço, e pode ser um diferencial analisar todas questões do seu negócio que envolva decisões de riscos.
Para o seu PDV, pode-se levantar os pontos fortes e fracos para determinar a localização. Quais são as oportunidades e ameaças que serão encontradas no local? Quais são os concorrentes na região?
A análise possibilita que você tome decisões mais seguras, considerando diferentes fatores que podem impactar seus resultados.
Lembre-se de que todas as suas escolhas devem ser feitas baseadas em dados, análises e estudos, para aumentar as chances de traçar planejamentos estratégicos mais assertivos.
Planejar a sua loja
Você quer causar uma boa impressão e chamar a atenção do seu público? Então deve assegurar que o seu ponto de venda esteja apresentável aos seus clientes.
Pense desde a fachada do seu local até a disposição dos seus produtos. A iluminação, aroma, sons e decoração são tão importantes quanto o que está sendo ofertado.
Pois, trabalhar com o Marketing Sensorial, ou seja, o estímulo dos cinco sentidos do corpo humano é fundamental para causar bem-estar e desejo ao cliente, contribuindo para uma atmosfera de compras agradável.
Os sentidos também são importantes aliados para gerarem lembranças e associações aos clientes, sendo que no ambiente digital ainda não é possível trabalhar os cinco juntos.
Por isso, deve-se planejar uma experiência imersiva ao consumidor. Oferecer tantos estímulos pode levar a pessoa a comprar somente pela experiência que vivenciou.
Qualidade do atendimento
Como o cliente será atendido por você ou pelo seu time é outro fator determinante para o processo de decisão de compra dos consumidores, seja ele online ou off-line.
Afinal um atendimento ruim pode fazer com que o cliente não retorne para o seu estabelecimento. Além de repassar como foi a experiência para outros potenciais consumidores, que pensarão duas vezes antes de considerar o seu produto.
Por isso, investir em treinamentos dos profissionais e outros estímulos é um diferencial para entenderem a importância do atendimento ao cliente.
Utilize tecnologia
Procure utilizar ferramentas para garantir que as suas ações e estratégias são efetivas e que estão gerando resultados positivos no seu PDV.
Por exemplo, levante os produtos ou serviços que são mais comprados, quais dias ou ocasiões o local tem mais movimento.
Além de levantar os dados e estudos sobre o comportamento do seu consumidor, para poder planejar soluções a depender dos resultados das análises que você fez.
Omnichannel
Visando estreitar a relação entre online e off-line, a estratégia omnichannel se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes meios de comunicação.
Então desenvolver ações para que seu cliente possa usar o digital dentro da sua loja é uma forma de melhorar a experiência dele como consumidor e, consequentemente, mais satisfatória.
Com essa estratégia todos os pontos de contato com o cliente são pensados para otimizar os serviços ofertados, as vendas, a fidelização do cliente e a imagem da sua marca.
Conclusão
Planejar e estruturar um Ponto de Venda é uma tarefa complexa e é importante atentar-se a todos os fatores envolvidos no processo.
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