O que é estratégia digital?
A estratégia digital é tudo que faz parte do planejamento de comunicação de uma empresa na área digital.
Isso inclui qualquer plataforma e ferramenta que seja utilizada digitalmente. Como email, SEO, redes sociais, site, anúncios, tráfego pago, YouTube e muitas outras.
Por que devo ter um planejamento digital?
Agora que você já sabe o que é uma estratégia digital pode estar se perguntando: Para que serve um planejamento digital? Por que devo pensar em estratégias específicas para esse meio?
1. O mundo é digital
Em primeiro lugar, temos a situação da nossa sociedade atual como um fator muito importante. Tudo é digital hoje em dia, é pela internet que as pessoas descobrem novas marcas, divulgam marcas queridas e compartilham experiências (ou avaliações).
Assim, é importante que sua empresa se mantenha atualizada e esteja presente nas plataformas utilizadas pelo público.
2. Educando os clientes
Expor conteúdo sobre o produto ou serviço oferecido quer dizer que estamos educando o público sobre o que é, como utilizar e qual o valor intelectual dele.
Em outras palavras, estamos qualificando nossos leads, os tornando mais propícios a virarem clientes
Isso torna a experiência de compra do cliente mais prazerosa e o processo de venda mais fácil para a empresa. Quanto mais o cliente souber o que é e a importância do produto, mais fácil de vender.
3 Análise de métricas
Por fim, temos uma maior facilidade no acompanhamento de resultados na implementação das estratégias.
A maioria das plataformas digitais nos fornecem dados numéricos que nos permitem metrificar os resultados, comparar com outros períodos e identificar erros mais facilmente.
Com isso, o planejamento de planos de ação se tornam muito mais assertivos e a identificação e correção de erros se tornam processos mais fáceis.
Como me manter presente digitalmente?
Quando colocando as estratégias em prática, há alguns fatores que nos ajudam a manter uma boa presença digital. Eles são:
- Frequente – a quantidade de vezes que um conteúdo é postado interfere em quanto a marca está presente na mente do cliente. Cuidado! O exagero na frequência pode causar o efeito contrário do desejado;
- Relevante – um conteúdo relevante faz com que o público se interesse, interaja e compartilhe com conhecidos com o mesmo interesse;
- Chamativo – por mais que o conteúdo seja relevante, se ele não chamar a atenção (com o título ou visualmente) de quem esteja vendo, ele não será consumido;
- Atual – o assunto precisa ser atual e de acordo com as tendências do momento. Isso auxilia no aspecto chamativo e relevante porque toca em dores atuais com que o cliente pode se identificar;
- Específico – é importante saber o que seu público quer de conteúdo e evitar a vagueza. Quem quer agradar a todos acaba não agradando ninguém.
Como estruturar e consolidar as estratégias?
A melhor maneira de estruturar planos de ação é através de um PLANO DE MARKETING DIGITAL.
Com ele, conseguimos organizar metas, objetivos, estratégias e planos de ação em um só lugar. Assim, todos da empresa podem trabalhar em direção a um mesmo norte.
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