Inbound Marketing X Outbound Marketing, o que utilizar?
Inbound e Outbound dizem respeito a estratégias de marketing que podem ser aplicadas em uma empresa. A seguir, você aprenderá mais sobre cada um, suas diferenças e aplicações.
Inbound Marketing
Inbound Marketing, na sua tradução, significa Marketing de Entrada. Por isso, é conhecido por gerar no público-alvo o interesse e de entrar no ambiente de conteúdos da empresa de forma que mais pessoas venham a experimentar determinado serviço ou produto.
A partir disso, a principal estratégia para essa atração é o conteúdo de qualidade e relevância que comunique da forma certa com as pessoas certas.
É importante conhecer bem o público-alvo para entregar conteúdos que se encaixem com seus gostos e necessidades. O conteúdo errado para o público certo acaba por afastar interessados na empresa, e reconquistar esses possíveis consumidores pode custar caro.
Assim, um bom uso do Inbound Marketing garante que o consumidor tome uma atitude em relação à sua empresa sem que seja necessário estratégias de marketing agressivas e invasivas.
Vale ressaltar que, por estar no meio digital, os custos do Inbound Marketing são menores quando comparados às estratégias convencionais.
Funil de Vendas
Um conceito atrelado ao Inbound é o Funil de Vendas.
A ideia é atrair possíveis consumidores por meio de um conteúdo que os interesse, a partir daí, aplicar as estratégias mais adequadas para níveis distintos desse funil.
O princípio do Funil de Vendas é acompanhar a jornada de compra desses interessados até que cheguem ao final do funil e efetuem a compra.
Confira: “Como aplicar o funil de conteúdo pro meu negócio?“
O que é Outbound marketing
Outbound Marketing são as formas tradicionais de fazer marketing. Mesmo com toda a tecnologia que está a nossa disposição, essas estratégias não podem ser ignoradas.
A principal estratégia aqui é ir ativamente até o cliente, oferecendo serviços e produtos que ele possa se interessar.
Mesmo que o Outbound Marketing possa acontecer nos meios digitais, ele só funciona enquanto houver campanhas pagas em execução, não existe um conteúdo que sempre se manterá de pé mesmo sem investimentos em propaganda.
Confira mais em: Em um mundo tão digital, como não esquecer do offline?
Como aproveitar ao máximo o Inbound e Outbound Marketing?
A melhor forma de aplicar o Inbound e Outbound Marketing é mesclando as duas estratégias, independentemente se o negócio é tradicional ou moderno e tecnológico.
As estratégias de Inbound funcionam a médio e longo prazo, portanto, mesclar com estratégias de Outbound é fundamental para manter os negócios funcionando enquanto se constrói uma rede de conteúdo consolidada.
Além disso, o cliente é um só, ele pode conhecer a empresa por meio do Outbound e acabar se fidelizando aos conteúdos. Ou também pode se interessar pelos conteúdos e fechar a compra depois de ver uma propaganda na televisão. Tudo está conectado. As estratégias devem ser somadas, e não subtraídas.
Cada método tem suas vantagens, desvantagens e objetivos. Assim, é importante entender como coordenar os dois de forma a obter o maior ROI, Retorno Sobre Investimento.
Marcos Santos 1 ano ago
Dicas excelentes, gostei seu artigo. Referente a isso tem um Programa que pode dar ainda mais força a essa ideia ajudando na parte de divulgação trazendo muitas visitas diarias de forma organica para sites e blogs, se chama Programa Classificados Grátis PCG esse Aplicativo serve para anunciar automaticamente em mais de 350 sites de Classificados online Grátis. Tenho muita certeza que vai ser de grande utilidade … Muito sucesso.