Marketing de Resposta direto a ação!
O Marketing de Resposta é uma estratégia focada em estimular ações imediatas do público-alvo, como inscrições ou compras.
Essa abordagem é altamente mensurável e costuma ser eficaz devido ao seu foco em um segmento específico de consumidores.
Tradicionalmente associado a técnicas como mala direta e telemarketing, o marketing de resposta direta evoluiu com a tecnologia e agora abrange uma variedade de plataformas digitais.
O objetivo é sempre incentivar o cliente a tomar uma decisão rápida, seja para comprar um produto, inscrever-se em um evento, ou assinar uma newsletter, a partir de um canal de comunicação com o público-alvo já segmentado interessados pela solução oferecida.
Por ser uma estratégia barata, o marketing de resposta pode ser muito vantajoso para pequenos e médios empreendedores que querem se aproximar dos seus clientes.
Além disso, pelo baixo custo, pode ser uma opção para evitar gastos desnecessários de grandes negócios.
Marketing de Resposta não é Branding
Como mencionado anteriormente, o objetivo dessa estratégia é criar um canal de comunicação direto, mas segmentado, com os clientes que já conhecem seu produto.
O intuito é estimular uma ação imediata, o que nem sempre favorece a fixação da marca na mente do consumidor.
Em contrapartida, o objetivo principal do branding é justamente a fixação na mente do consumidor. Ele é caracterizado pelo conjunto de ações publicitárias que criam e consolidam a imagem da marca, e, por conta disso, o investimento é mais alto.
Como usar o marketing de resposta?
-
Incentivo de compras de produtos
Nos canais digitais, a criação de conteúdo sobre os produtos é uma ótima opção para incentivar a compra, seja por meio de carrosséis e stories, no Instagram, seja por fotos chamativas no Facebook, ou . utilizando as principais ferramentas de cada canal.
-
Assinatura de newsletter
Embora muitas pessoas achem, o marketing de resposta não é utilizado apenas na etapa do funil.
Outra aplicação dessa estratégia é utilizá-la em landing pages. Ou seja, ao se cadastrar na plataforma e fornecer seus dados, as páginas, em troca, oferecem conteúdos relevantes à essa pessoa, seja um e-book, e-mail marketing, entre outros.
A chave para o sucesso dessa estratégia é a criação de campanhas que chamam a atenção e conduzam o cliente a uma ação desejada, aproveitando as ferramentas de marketing para alcançar os objetivos da empresa.