Marketing Digital: importância e principais ferramentas

Você tem dificuldade em encontrar as melhores maneiras de inserir seu negócio no meio online e promover sua empresa em plataformas digitais? Nesse artigo você entenderá do que se trata o marketing digital e quais as ferramentas utilizadas para executá-lo.

O que é o marketing digital?

O Marketing em sua essência pretende satisfazer necessidades preexistentes de um público, utilizando variáveis como produto, preço, praça, promoção para que isso seja realizado da melhor forma possível.

Ou seja, o Marketing engloba todos os esforços necessários para que a empresa consiga comunicar, distribuir e vender seus produtos de forma adequada.

No caso do marketing digital, esses esforços consistem em estratégias e ferramentas específicas para que você conquiste seu público e ganhe relevância perante esse de forma online.

Qual a importância desse instrumento?

Em meio a uma realidade com consumidores cada vez mais engajados e informados é imprescindível a criação de pontos de contato que não sejam físicos ou dependentes das mídias tradicionais.

É cada vez mais frequente que o público se informe e faça compras através da web, alguns até preferindo esse meio às lojas físicas. Pois, assim, conseguem comparar preços, lojas, consultar avaliações de outros consumidores, etc.

Uma empresa que não se preocupa em estabelecer uma comunicação efetiva no meio online faz com que todas as informações sobre ela venham de terceiros. O que pode ser prejudicial.

Isso porque é quase inevitável que em algum momento seu produto seja citado por alguém e, sem que sua empresa se posicione, o consumidor terá apenas esses comentários como parâmetro (sejam eles positivos ou negativos).

Com isso, podemos perceber a importância do marketing digital. Tanto para que a própria marca se posicione e apresente seus produtos, quanto para atender a demanda por informações (e compras remotas) que cresce a cada dia.

Pandemia e o Marketing Digital

Atualmente, em meio a pandemia de COVID-19 e seus desdobramentos, vimos a migração de praticamente todos os formatos de empresas para o meio online. Nos mostrando a força da internet e como o marketing digital se torna mais potente a cada dia.

A lembrança de marca é extremamente importante nas mídias digitais. Porque em meio a tantos outros anúncios e posts, a sua empresa precisa ficar marcada na mente do consumidor.

Além disso, os momentos por qual passamos nos mostram o quanto é importante se manter atualizado e pronto para a adaptação a qualquer momento. Por isso, pesquisas e análises internas e externas tem um papel tão grande em qualquer empresa.

Principais ferramentas

Agora que você já entendeu do que se trata o marketing digital e qual sua relevância, vamos conhecer algumas ferramentas utilizadas para que ele seja desempenhado de forma adequada.

Site

O site é o ponto de partida para qualquer negócio no digital, é nele que devem estar reunidas o maior número de informações sobre a empresa e seus produtos.

Por ser uma área reservada exclusivamente para a empresa e com a possibilidade de ser customizada de acordo com suas necessidades, essa é uma ferramenta importante para representar quem é a marca.

Assim, são expostos o que se julga como de maior relevância para converter possíveis visitantes da página em clientes.

Nessa plataforma também é onde muitas vezes o cliente faz sua decisão de compra. Por isso, devemos convencê-lo de que precisa de seu produto ou serviço. Aqui entram avaliações, imagens, promoções, informações de contato, etc.

Métricas

As métricas são meios de mensuração para compreender os resultados que suas ações no meio online estão trazendo como, por exemplo, seu alcance e engajamento do público-alvo.

Permitem ainda estipular o quanto uma estratégia foi eficiente, o que pode ser melhorado e sua posição perante os concorrentes.

Para realizar essa mensuração existem instrumentos como:

  • SimilarWeb 
  • Google Analytics
  • CloudFlare 
  • Open Site Explorer

SEO (Search Engine Optimization)

Já o SEO consiste em meios para otimizar seu site, de modo a torná-lo relevante em buscas que seu público-alvo realize.

Essa ferramenta pode se referir a forma como se escreve um texto, suas palavras-chave e até links que redirecionam usuários de outras páginas para a sua.

Esse é, sem dúvidas, um dos principais instrumentos para que um negócio se destaque de forma orgânica (sem que seja impulsionado), já que seu conjunto bem executado é o que garante uma boa posição em mecanismos de pesquisa.

Redes sociais

É nas redes sociais que o cliente irá criar um relacionamento contínuo com o negócio e será desenvolvida a lembrança da marca, já que se trata de um meio visualizado por muitos diariamente.

As redes sociais geram engajamento do público com a marca, além de proporcionarem um ponto de comunicação direta com esse.

Cada rede possui uma proposta diferente, sendo necessário ficar atento ao que um usuário busca encontrar em cada uma delas. 

Por exemplo, o LinkedIn se trata de uma plataforma empresarial e com um caráter mais formal, enquanto o Instagram já possui uma temática mais descontraída.

Vale ainda ressaltar que, como citado anteriormente, muitas redes oferecem de forma gratuita dados que permitem a mensuração de seus resultados nessas plataformas, facilitando o entendimento para quem está começando a se aventurar no marketing digital.

Email Marketing

Por fim, o email marketing permite desenvolver uma comunicação direta com seus clientes atuais e potenciais consumidores através do email.

É possível estabelecer pontos de contato como newsletters que enviem novidades sobre a empresa e seus conteúdos para o público, bem como o envios de caráter promocional e de boas vindas.

Essa é não só uma ferramenta útil para promover as vendas, como também para estabelecer uma boa relação de pós-venda com seu cliente, adicionando mais valor ao seu relacionamento. Além de se manter sempre na mente do consumidor, sem perder contato.

Como desenvolver o Marketing digital

Saber do que se trata e conhecer as ferramentas já é um enorme passo, em seguida é necessário saber planejar como colocar em prática tudo isso.

Para isso, o ideal é que seja traçado um planejamento que estabeleça as estratégias a serem seguidas e os resultados pretendidos, sendo de suma importância conhecer seu público.

É recomendado que sejam realizadas pesquisas de mercado que respaldem o planejamento e entreguem maior assertividade.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e começemos a desenhar o seu pano de marketing digital ideal!

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