Marketing Esportivo: a estratégia do Super Bowl

O que é Marketing Esportivo?

O Marketing Esportivo é uma segmentação do Marketing que tem como objetivo gerar oportunidades de negócios por meio dos esportes. Essa estratégia, quando bem aplicada, é capaz de estreitar o relacionamento entre torcedores, marcas e instituições proporcionando experiências inesquecíveis, aumentando o engajamento, e consequentemente as receitas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sports Value, essa tática é uma vertente que somente no Brasil movimenta R$200 milhões por ano, ou seja, pode-se mostrar como extremamente valiosa e rentável para diversas empresas do setor.

Como o Marketing Esportivo surgiu?

Essa estratégia surge juntamente com a cultura do esporte nos Estados Unidos em meados de 1920, quando a empresa Hillerich & Bradsby criou a primeira campanha de marketing esportiva, liderando a produção de tacos de baseball na época.

A partir desse sucesso, os esportes passaram a ser vistos como negócios de alto potencial de ROI (return of investment) e alto potencial de movimentação. Por isso, o Marketing Esportivo no mundo se tornou responsável não só por negócios para contribuir com a difusão e o aumento da cultura dos esportes. 

Além disso, o fato de cada país e região possuir preferências gera oportunidades de negócio amplas e distintas.

Quais os benefícios do Marketing Esportivo?

Como essa estratégia tem o poder de cativar e envolver torcedores engajados, é possível gerar diversos benefícios para a marca, entre eles o aumento do awareness e do engajamento. 

O brand awareness ou o conhecimento de marca, pode ser gerado por meio de patrocínios a times, eventos esportivos, campeonatos, entre outros. Essa tática pode, ainda, aumentar o engajamento do público com uma marca, uma vez que pelo patrocínio a times ou eventos, o público de torcedores pode sentir desejo por uniformes ou artigos esportivos específicos, o que pode aumentar consideravelmente os lucros da marca.

Marketing Esportivo: o maior case de sucesso

O Super Bowl é o evento que marca o final da temporada da liga de futebol americano (NFL) dos Estados Unidos. Esse é o evento esportivo com maior popularidade do país e que possui um engajamento a nível mundial.

Dessa forma o evento é um grande palco para grandes marcas, tanto no próprio evento quanto nos intervalos comerciais, que em 2016, chegou a cobrar US$650 mil por segundo de exibição. 

Por que as marcas aderem ao evento mesmo com um investimento tão alto?

Pela oportunidade de negócio voltado para um público extremamente específico (fãs de esportes) e ao mesmo tempo muito amplo (faixa etária, sexo e classe social). Os esportes são grandes aliados do consumo, e as empresas fazem uso desse momento e de sua projeção para atrair reter e obter lucros ainda maiores.

Desse modo, as campanhas apresentadas no evento costumam ser revolucionárias, irreverentes e criativas, tendo em vista a projeção mundial e o alto retorno garantido.

Portanto, o Marketing Esportivo é uma estratégia relativamente recente e bastante promissora quando se trata em retornos lucrativos. Aplicá-la em uma empresa pode permitir diversas ações e atingir diversos públicos ao mesmo tempo.

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