O que é o “P de Preço”?

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O preço é um dos quatro elementos do Mix de marketing, sendo responsável pelas decisões de precificação e influenciando o posicionamento do produto e da marca. O preço também é o meio pelo qual se atinge os objetivos financeiros propostos, por meio da adequação da oferta à realidade do mercado.

De acordo com a Nova escola de Marketing:

“O Mix de Preços é, portanto, a determinação do valor de acordo com o seu público e qualidade oferecida. É ainda de primordial importância dentro do Composto de Marketing, por isso deve ser levado em consideração quatro aspectos gerais. Como o Preço é o fator que gera a demanda, se o valor do produto for muito baixo, a demanda será alta; Se o Preço de determinado produto for alterado com frequência em ações promocionais é importante utilizar a estratégia correta de mapeamento de preços.”

A determinação do preço de um produto engloba uma série de fatores, tais como segmentação, posicionamento e público-alvo. Com isso, o preço se desenvolve por meio de uma série de decisões que visam posicionar a marca e o produto no mercado. Desta forma, caso uma marca se posicionar como exclusiva para os consumidores, ela deve ter preços que supram os custos desses produtos e tragam um faturamento expressivo.

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Como formular o preço do seu produto?

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Para construir o preço do seu produto é fundamental que você tenha conhecimento do cenário em que o seu negócio está inserido. Caso queira entender um pouco mais sobre o seu ambiente externo e interno, clique aqui.

Além do mais, ter conhecimento sobre as vontades dos seus clientes, podem auxiliar na sua tomada de decisão e garantir melhores resultados para a sua organização.

Desta forma, por meio de um problema ou oportunidade, a sua empresa pode se destacar em meio a um mercado tão competitivo! Quer saber como identificar essas informações? Clique aqui.

As etapas para a construção do preço.

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Muitas empresas contratam especialistas em Marketing e em pesquisa para poderem garantir os melhores resultados com seus preços. Em alguns casos, existem até mesmo um departamento para precificação, com profissionais especializados.

Esses especialistas seguem então, seis etapas bases para a formulação do preço final.

Essas seis etapas da precificação são:

Seleção do objetivo da determinação do preço

A empresa deve construir um objetivo para determinado produto ou serviço, afim de escolher qual faixa de preço ele se encaixará. O produto pode ser para a sobrevivência, onde a empresa tem uma margem de lucro muito baixa. Deste modo, há o intuito de manter-se competitiva no mercado. Além deste, há também a maximização de lucros, aumento de participação de mercado, entre outros.

Determinação da demanda

A demanda é afetada pelo preço em níveis diferentes, dependendo do produto, e pode ser previamente estimada. Neste caso, a sensibilidade ao preço é um fator importante, onde se mede o quanto a demanda é afetada pela variação de preço. Em alguns produtos e faixas de preços a demanda pode ser elástica ou inelástica.

Estimativas de custos

Nessa etapa se determinam os custos do produto. Sendo essas os custos fixos, como aluguel, folha de pagamento, luz e os flexíveis, que dependem da quantidade produzida e/ou vendida. E também, os custos por unidade devem ser rigorosamente calculados para que não haja prejuízo e que o objetivo da precificação (etapa 1) seja devidamente cumprido.

Análise de custos, preços e ofertas dos concorrentes

Após determinar o objetivo, a demanda e os custos envolvidos, a empresa deve olhar agora para fora, analisando o mercado e seus concorrentes. Para isso, a instituição deve comparar seu produto ao do concorrente, vendo características a mais ou a menos, e assim ajustando seu preço de modo competitivo. A organização também deve procurar prever a reação do mercado à sua oferta, planejando então suas próximas ações.

Seleção de um método de determinação de preços

Há alguns métodos para determinar preços, sendo que os custos devem ser o mínimo cobrado. O preço dos concorrentes oferece um ponto de orientação e as características distintas do concorrente oferecem um ponto máximo. Entretanto, nesse intervalo de valor, pode se utilizar preços ideais, preços com base em um retorno esperado, preços com base no valor percebido pelo cliente, entre outros. 

Seleção do preço final

A partir das etapas anteriores, a empresa tem um intervalo de preços menor e para determinação do preço final. Sendo assim, ela deverá levar em conta os outros elementos do mix de marketing para a determinação, caso queira entender mais sobre clique aqui.

Outros elementos que devem ser levados em consideração são: política de preços da empresa, impacto sobre terceiros, entre outros. Tendo isso, a empresa pode chegar ao valor final do produto.

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O preço de um produto afeta diretamente o posicionamento da marca e como ela é percebida pelo consumidor. Tendo um preço alinhado com a proposta da marca, a empresa consegue se posicionar corretamente e aumentar suas vendas. Além disso, por ser a fonte geradora de receitas, o preço impacta diretamente na saúde financeira da empresa e nos seus planos a curto e longo prazo.

Quando o consumidor considera dois produtos de propostas e características semelhantes, o preço é um fator determinante no ato da compra. Sendo assim, o preço também pode ser uma forma de conquistar participação de mercado e aumento de vendas.

Com todas essas variáveis para a decisão de preços e sua importância nos planos de uma empresa, um acompanhamento de profissionais da área é um diferencial. Analisar os processos internos e o mercado externo profundamente podem trazer desde pequenos ajustes, até grandes mudanças.

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