O que é o Mix de Marketing e como o Produto atua dentro dele?

O Mix de Marketing (produto, preço, praça e promoção) é um dos conceitos mais famosos quando o assunto é estratégia de marketing. Ele foi criado pelo professor Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing, lançado em 1960, e teve sua popularidade difundida por Philip Kotler, um dos maiores especialistas de marketing do mundo.
Os 4 Ps, como são conhecidos, são compostos pelo Produto, Preço, Praça e Promoção. Sendo esses, os 4 pilares para aplicação de uma estratégia efetiva de marketing.
O Produto é o primeiro elemento do Mix de Marketing e todos os demais dependem do estudo e conhecimento desse. Portanto, a Praça, o Preço e a Promoção só podem ser definidos após um estudo dele e da identificação do seu público-alvo.
Segundo Kotler e Keller:
“às vezes os gerentes se veem enredados em um “caso de amor” com seu produto e podem cair em uma armadilha, acreditando que um produto melhor fará, por si só, com que as pessoas se acotovelem à sua porta. Um produto novo ou aperfeiçoado não será necessariamente bem-sucedido, a menos que tenha o preço certo e seja distribuído, promovido e vendido de forma adequada”
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O que é um produto e quais são suas características?

O Produto é tudo aquilo que pode ser oferecido a um mercado visando sua atenção, aquisição, uso ou consumo, de forma a satisfazer um desejo ou uma necessidade.
Muitas variáveis estão envolvidas na análise do produto de uma empresa. Desse modo, o estudo e avaliação de cada uma delas são de suma importância para um posicionamento competitivo.
Questões como: diferenciação dos concorrentes, portfólio de produtos (extensão, profundidade e amplitude de linhas), qualidade e estágio do ciclo de vida do produto; possuem grande importância na estratégia de marketing e precisam ser estudadas pelo gestor de um produto.
Dentro dessa análise, os produtos de uma empresa podem possuir aspectos tangíveis como:
- Durabilidade;
- Personalização;
- Variedade;
- Design.
E também podem possuir aspectos intangíveis:
- Qualidade;
- Reputação;
- Marca;
- Posicionamento.
Todos os aspectos devem ser pensados de forma estratégica, reconhecendo, portanto, que em marketing “tudo é importante”.
Uma prática essencial na elaboração da estratégia de venda de um produto é entender quais atributos são valorizados pelo público e não são aproveitados pela concorrência. Será possível, assim, compreender profundamente como potencializar as suas características, de forma a diferenciar-se dos concorrentes.
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Como uma estratégia voltada ao produto pode ajudar a sua empresa?

A estratégia por trás do P de produto deve ser implementada com uma visão holística desses vários aspectos, a fim de contemplar questões importantes e essenciais no oferecimento de um produto ao público.
A gestão de produtos deve estar atenta a questões que Kotler e Keller apontam como desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de marketing.
Desta maneira, o gestor de produtos deve visar reconhecimento da amplitude e da interdependência de seus efeitos.
Portanto, estar atento a todas as características de seu produto, estudá-las, analisá-las e compará-las com a concorrência, em busca de integrar com uma assertiva implementação de estratégicas voltadas aos outros Ps é o caminho inicial para o estabelecimento de uma estratégia de marketing de sucesso.
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