Marketing Sensorial: utilizando os 5 sentidos a seu favor!
Descubra o que é Marketing Sensorial, como essa estratégia é aplicada e como ela pode ser interessante para criar vínculos fortes com seus clientes!
O que é Marketing Sensorial?
Sabe quando você compra um livro e ao abrir, sente aquele cheiro de “livro novo”? Ou quando você foi induzido a entrar em uma nova loja devido ao visual agradável e à música ambiente? Ou quando passou por uma padaria e sentiu atraído pelo aroma no ar? Essas experiências não acontecem por acaso.
Marketing Sensorial é o nome dado à estratégia de marketing que estimula um ou mais dos 5 sentidos do cliente. Combinados, esses apelos sensoriais podem estimular o comportamento, criando associações afetivas no consumidor.
Como o marketing sensorial pode ajudar a sua empresa?
Além de criar uma boa experiência de compra, o Marketing Sensorial cria emoções e memórias positivas que fortalecem a marca e a fidelidade do cliente, ajuda a consolidar uma identidade visual e a se destacar frente à concorrência.
Como aplicar os 5 sentidos?
É importante que ao se utilizar do Marketing Sensorial, as estratégias sejam condizentes com a marca e o produto oferecido. Sendo assim, algumas maneiras de se utilizar os 5 sentidos são:
- Olfato: fragrâncias, aromatizadores e cheiro característico são estratégias que podem fazer o cliente associar a experiência à marca.
- Paladar: degustação de produtos ou oferecimento de lanchinhos, bebidas ou mesmo uma água gelada demonstram atenção com o consumidor. Por exemplo em momentos onde o consumidor irá gastar um tempo aguardando o atendimento, tornando a espera mais agradável.
- Tato: tocar o produto, sentir a textura de uma roupa, a sensação da maquiagem na pele, etc são maneiras de utilizar o tato como experiência sensorial.
- Visão: além de ser o principal sentido na hora de reconhecer uma Identidade Visual consolidada, é também usado nas estratégias de pontos de venda e posicionamento da marca. No ambiente digital, é preciso apresentar um site visualmente bem construído e intuitivo é interessante, já que a visão é o primeiro contato do consumidor com o produto.
- Audição: como o olfato, é uma ferramenta de associação subjetiva. É uma ótima opção para dinamizar o ambiente e torná-lo mais agradável. Entretanto, caso opte por músicas, saiba quais são os gostos do seu público-alvo, para não criar um efeito negativo.
Como aplicar o marketing sensorial?
Conheça bem a sua empresa e os produtos/serviços comercializados
É importante conhecer além do básico da empresa neste caso, saber então a identidade visual, sua missão, visão e seus valores, o mercado em que está inserida, os diferenciais dos produtos/serviços, suas características e usos para assim definir qual a melhor experiência sensorial para a campanha de marketing.
Conheça bem o seu cliente
Para criar uma experiência sensorial positiva é quase obrigatório que o perfil do seu público-alvo esteja traçado corretamente. Dessa forma, a utilização dos sentidos podem ser aplicados corretamente.
Um marketing sensorial aplicado de maneira incorreta são lojas para o público infantil que optam por músicas intensas como eletrônica. Como consequência, o consumidor se desagrada com o ambiente e sai do local, deixando de finalizar a compra.
Portanto, o Marketing Sensorial é uma estratégia interessante e eficaz quando aplicada de maneira correta, trazendo muitos benefícios para sua empresa, como alcançar o efeito mais desejado: a fidelização de clientes.
