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Marketplace: Alavancando vendas online

Já sabemos que estar presente com seu negócio na internet é importante e necessário. Entretanto, sabemos também que essa presença pode sair cara para alguns. É nesses casos que os marketplaces entram como uma ótima opção!

A seguir, saiba como o marketplace pode ajudar seu negócio conquistar mais visibilidade e alavancar em vendas. Entenda também suas vantagens e desvantagens.

O Marketplace

Os marketplaces consistem em plataformas que oferecem espaço para vendedores anunciarem, negociarem e venderem produtos. As vendas podem ser realizadas tanto por pessoas físicas, quanto por empresas.

Algumas dessas plataformas já são amplamente conhecidas, como Mercado Livre e OLX. Existem ainda lojas que oferecem espaço em seu e-commerce para outros vendedores (caso da Magazine Luiza e Lojas Americanas).

Aplicação

Muitas vezes a presença digital pode sair cara, montar uma infraestrutura de logística não é nem um pouco barato. É ai que entram os marketplaces: Uma alternativa para se vender on-line, sem a necessidade de um site ou serviço de entrega próprios.

Desde 2012 sendo utilizado no Brasil, o modelo oferece vitrine e visibilidade para que pequenos empreendedores entrem no meio digital. Além de oferecer também, como contra partida, uma vasta quantidade de produtos, como um grande shopping virtual.

Somado a isso, dentro deste modelo existem diversas vantagens. Essas não só facilitam a entrada no mercado digital, como podem expandir os horizontes do seu negócio, elevando as vendas.

Vantagens do marketplace

Visibilidade

Consumidores digitais, muitas vezes, acabam por comprar em marketplaces sem nem mesmo saber.

Você tavez já tenha passado por isso: ao buscar um produto, acaba caindo em algum grande site de vendas on-line. Lá encontra uma discreta linha: “vendido por empresa x”. Na maioria dos casos, não é a empresa do respectivo site.

Esse é uma das principais vantagens do marketplace: A visibilidade.

o modelo consegue entregar para os consumidores uma visibilidade muito maior aos seus produtos que um site próprio. Isso por conta de todo o investimento de suas plataformas em ter seus sites bem ranqueados nos buscadores, como o Google. Além de todas as campanhas promocionais, feitas para divulgar a plataforma para potenciais compradores.

Confiança

Existe também a confiança que é passada para estes compradores. Em grande maioria, as plataformas oferecem segurança financeira para o comprador caso algo dê errado com seu pedido, evitando golpes – comuns na internet.

Além disso, há a credibilidade que a própria loja pode possuir, como o caso das Lojas Americanas e Magazine Luiza. Nesses casos, um pequeno negócio pode vender em seus marketplaces para chamarem a atenção dos consumidores.

Custos

Outra vantagem esta nos custos de entrada e manutenção. Na grande maioria, o único custo de entrar em um marketplace está em taxas percentuais sobre as vendas realizadas.

Não existe, assim, necessidade de grandes investimentos para colocar um site no ar e manter a plataforma ativa e atualizada. Também existe reduções em gastos logísticos, já que em alguns casos é oferecido até mesmo serviços de entregas próprios.

Marketplaces também não exigem altos investimentos com marketing, já que a plataforma já faz grandes campanhas de atração.

Relacionamento com o cliente

As plataformas facilitam o feedback dos clientes para os compradores, com comentários e avaliações dos produtos. Além disso, quase sempre oferecem boas ferramentas de suporte e resolução de conflitos ou problemas nas negociações.

Isso otimiza o relacionamento com o cliente. Ou seja, você terá um conjunto de ferramentas que permitiram a manutenção de sua ligação.

Desvantagens do marketplace

Nem tudo são flores. Um problema dos marketplaces para as marcas é a dependência e interferência que as plataformas podem gerar. Se não bem trabalhada, suas marca ou negócio pode nunca conseguir se desvincular das plataformas e expandir por conta própria.

Mas, caso a intenção não seja essa, estas desvantagens ainda não afetam o aumento de vendas, ao menos em curto e médio prazo.

Outro ponto negativo é a concorrência, já que você disputará espaço com vários vendedores na plataforma. Isso exige esforços tanto de venda, quanto para manter uma boa reputação e ser melhor colocado no site.

Vale lembrar que é sempre vantajoso criar uma relação entre seu cliente e sua marca, a fidelização é bem dependente desta relação.

Concluindo

Se você precisa aumentar suas vendas, investir no comércio digital é talvez o passo principal a ser tomado. Levando isto em conta, o marketplace pode ser o ponto de partida inicial para entrar com facilidade neste mercado.

Estudando seu cliente, fazendo uma pesquisa de mercado e construindo personas, é possível identificar a melhor plataforma para seu negócio e rapidamente entrar no modelo. Se atente no relacionamento com o cliente e expanda sua comunicação nas redes sociais.

Por fim, se precisa de ajuda para desenvolver estratégias que atinjam seu público, mesmo em marketplaces, agende um diagnóstico conosco. Ficaremos felizes em ajudar!

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