MVV: Entenda a importância desse conjunto para sua empresa!
O MVV (Missão, visão e valores) é um conjunto de ferramentas utilizadas para auxiliar na construção da identidade de uma marca, além disso, elas também servem como guias para a definição dos propósitos e ações da empresa para alcançá-los.
O que é Missão?
A Missão é o motivo pelo qual a empresa existe, a razão das suas ações, do oferecimento de seus produtos e serviços e o que guiará seu posicionamento. Além disso, é na missão onde os diferenciais e objetivos da empresa serão expostos.
Normalmente, a missão é apresentada ao público através de uma frase que contém o cerne da empresa, ou seja o que ela é, o que ela faz, para quem ela faz e como ela faz.
Para exemplificar, a missão da Nike, empresa voltada para artigos de esportes é: “Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes”.
Já a Google, site de buscas virtuais, possui a seguinte missão: “Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.
Nesse sentido, a missão pode ser definida como a identidade de uma marca. Esses dados devem se manter continuamente atualizados e atrelados à atuação da empresa, se adequando tanto à essência da empresa quanto ao mercado e a sociedade em geral.
O que é Visão?
A Visão é uma ferramenta que permite que a empresa trace uma trajetória que deseja seguir, a imagem que deverá alcançar em um determinado período de tempo através de suas ações.
Sob esse ponto de vista, ao contrário da missão, a visão está atrelada ao que a companhia deseja ser. Assim, ela deve ser definida de uma maneira realista e coerente, pois consequentemente, esse fator servirá como um guia para traçar as estratégias e projetos futuros do negócio.
Para ilustrar, a rede de supermercados varejistas Wallmart possuí uma visão segmentada para o mercado brasileiro que é “Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e dos funcionários”. Já a montadora de carros Toyota definiu sua visão em um aspecto global, contemplando todos os países em que a marca está presente, tendo assim a frase: ” Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços em uma posição de líder de mercado” como definidora de suas metas.
E os Valores, o que são?
E finalmente, os valores são as crenças que constituem o ambiente organizacional da empresa. Logo, esse fator deve fazer parte do DNA da marca, estando presentes em todas as ações relacionadas a mesma.
A Apple marca de produtos tecnológicos tem uma ampla gama de valores definidos, dentre eles estão:
- Inovação;
- Qualidade e Excelência;
- Simplicidade acima da complexidade;
- Aquisição vertical;
- Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio);
- Colaboração e Polinização cruzada;
- Responsabilidade social e ambiental.
Portanto, através da estruturação dos valores, as normas de conduta e atitudes esperadas por seus funcionários e em todo o ambiente de convivência são traçadas. A longo prazo, a definição de valores condizentes com a empresa irão facilitar na transmissão da imagem da marca para os clientes e a sociedade.
Por que a Missão, a Visão e os Valores são importantes?
E por fim, você deve estar se perguntando o por quê essa ferramenta deve ser aplicada em uma empresa.
Além de auxiliar na criação e estruturação de uma imagem para a marca e ajudar a traçar seus diferencias, a utilização de um MVV bem estruturado resulta em uma cultura organizacional pautada em convicções alinhadas entre líderes, funcionários, consumidores e a organização em si. Isso porque, através da definição desses fatores os objetivos da marca e as ações necessárias para realiza-los são expressas de maneira estratégica, facilitando a compreensão e entendimento de todos que permeiam esse ambiente.
Portanto, esses princípios farão parte de todas as tomadas de decisão da organização, desde a elaboração de novas estratégias até o atendimento inicial ao cliente, entre outros.