Naming: como eu defino o nome da minha empresa?

Você está no processo de tirar seu negócio do papel e não sabe qual será o nome da empresa? 

O nome é uma das partes mais importantes na criação da marca, é por ela que a empresa será conhecida. Por isso, precisamos pensar com cuidado e pedir opiniões, mas, principalmente, utilizar a criatividade e a ferramenta de pesquisa.

Pesquisa

Fonte:4One

No processo de escolha de um nome, precisamos utilizar a ferramenta de pesquisa para termos alguns dados que possamos usar de base para as decisões tomadas.

Em primeiro lugar, as referências precisam estar no repertório do público da empresa. Caso use expressões, referências pop ou outros idiomas, se certifique de que os clientes tenham capacidade de processar e entender. Caso contrário, pode não ser agradável.

Em muitos casos também é possível fazer pesquisas de opinião ou focus groups, buscando entender realmente a opinião de pessoas físicas. 

Além de entender, o público precisa gostar do nome, e nada melhor do que literalmente ouvir dos próprios potenciais clientes as respostas desses questionamentos?

Também precisamos procurar a existência prévia de outras empresas com os nomes pensados. Com isso, nos certificamos que o nome que escolhemos esteja disponível e que não haja confusão na mente do público.

Criatividade

Agora, sobre o quesito criatividade, temos algumas dicas para melhorar o seu processo de brainstorm.

O nome precisa ser chamativo. Deve ser fácil e “bonito” de falar, sem muitos trava-línguas.

  • Além disso, deve representar a marca, seja seus valores ou literalmente ao que ela vende. Mas deve remeter ao posicionamento e linguagem estabelecidas pela empresa.
  • Também precisa ser memorável, algo que seja fácil de lembrar e que seja diferente. Nomes que ficam na mesmice tendem a não ser muito memoráveis.
  • Busque por duplos sentidos não intencionais ou possíveis más-interpretações das palavras utilizadas, para reparar se você não está cometendo esses erros. Peça ajuda a algum conhecido leia, leia você em voz alta ou esqueça dos nomes e leia depois de alguns dias.
  • Por fim, temos algumas categorias de nomes que nos ajudam a escolher um caminho a seguir:

Descritivos

Esses são nomes que descrevem o produto ou serviço. São utilizados, pois, fortalecem a marca, sendo facilmente reconhecidos.

Inventados

Nomes totalmente inventados são menos comuns, mas também chamam bastante atenção. Eles normalmente têm um ar de exclusividade e se destacam dos demais concorrentes.

Iniciais ou Siglas

Algumas dessas empresas são nomeadas a partir dos fundadores da empresa. Outras têm um nome maior ou apensas preferem o estilo da marca. Esse modelo facilita a internacionalização da empresa.

Composição

Essa categoria consiste na junção de duas ou mais palavras para que se forme o nome da marca. Um exemplo seria a empresa Spotity (spot + identify)

Marketing Júnior USP

Temos mais de 13 anos de experiência no mercado e conseguimos tirar o seu negócio do papel!

Quer saber mais sobre nossos serviços de branding, pesquisa de mercado ou plano de comunicação? Entre em contato conosco!

( 1 ) COMMENT

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!