Você sabe o que vende? O valor de um bom posicionamento
Segundo Kotler, a criação de um posicionamento de marca que seja persuasivo e bastante diferenciado exige uma profunda compreensão das necessidades e dos desejos dos consumidores, das competências organizacionais e das ações competitivas. Também exige criatividade e disciplina para a criação de valor na oferta. Desta forma, nesse texto trataremos do valor de um bom posicionamento, trazendo exemplos de como empresas utilizam essa estratégia para projetar seu produto com maior valor agregado, sucedendo em faturamento e vendas.
Desenvolvendo um bom posicionamento
Toda estratégia de marketing pauta-se em uma segmentação, seleção de um mercado-alvo e posicionamento. A empresa identifica necessidades e grupos em um mercado, estabelece como alvo aqueles que esta é capaz de atender melhor, e então posiciona seus produtos a fim de que este mercado reconheça sua oferta diferenciada. Ao criar vantagens para seus clientes, as empresas conseguem oferecer valor e satisfação para seus clientes, o que leva a uma alta rentabilidade da empresa.
Segundo Kotler, o posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo. O objetivo é posicionar a marca na mente do consumidor a fim de maximizar a vantagem competitiva da empresa. Um bom posicionamento de marca ajuda a orientar a estratégia de marketing, esclarecendo a essência da marca, identificando os objetivos que ela ajuda o consumidor a alcançar, mostrando como isso é feito de forma inigualável.
O posicionamento tem um “pé no presente” e um “pé no futuro”, definindo como a marca deve se portar hoje, bem como estabelecendo metas a serem alcançadas posteriormente, exigindo dos profissionais de marketing uma definição e comunicação precisa das semelhanças e diferenças entre sua marca e a de seus concorrentes.
Entendendo o posicionamento na prática
Agora que já sanamos rapidamente como o posicionamento se estabelece, vamos exemplificar como ele ocorre na prática, comparando duas grandes marcas que produzem o mesmo bem, a Caneta.
A Mont Blanc
A Mont Blanc é uma empresa centenária que produz canetas desde 1906, trazendo diversas inovações para o produto que conhecemos em termos de design e funcionalidades. Hoje, a empresa se mantém no mercado com produtos extremamente únicos e exclusivos, fabricando instrumentos de escrita, relógios, artigos de couro, perfumes e óculos.
A empresa vende em seus produtos artesanais o alto padrão de qualidade, o design avançado, a expressão do estilo, a exclusividade e a excelência.
A Bic
A Bic, por sua vez, é uma empresa francesa fundada em 1945 e é conhecida por fabricar produtos à base de plástico, principalmente por suas canetas esferográficas.
A empresa vende praticidade, facilidade, democratização da escrita, criatividade e satisfação.
A diferença de posicionamentos
Note como ambas as empresas vendem um produto que atende a mesma necessidade, mas projetam sua oferta de maneira completamente diferente, apresentando variações do mesmo produto em preço, design, embalagem, entre outros. As empresas, devido à enorme diferença de posicionamento, não chegam nem a ser concorrentes diretas, afinal, a Mont Blanc vende um artigo de luxo, enquanto a Bic vende a solução de uma necessidade para o mercado de massa.
Ambos vendem uma caneta, mas o posicionamento apresentado muda completamente como a oferta será projetada na mente do consumidor, com diferenciação e valor agregado se apresentando individualmente para cada um. Vale destacar que, não existe posicionamento certo ou errado, e as empresas possuem boas estratégias, que fazem sentido para o produto que vendem. Desta forma, conseguimos compreender como o posicionamento se apresenta na prática, e como ele deve fazer sentido com o produto que está sendo vendido, para assim garantir a melhor projeção de oferta para o consumidor.
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