As mentiras que te contam sobre o Marketing
Que o marketing é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio nós sabemos. Com ele, pequenas e grandes empresas alcançam objetivos grandiosos. Porém, existem muitas ideias equivocadas a respeito do mesmo, que podem levar os profissionais a tomarem decisões equivocadas.
Portanto, aqui vão algumas mentiras que te contam sobre o Marketing:
1. Resume-se a postagens nas redes sociais
Envolvendo muito mais do que publicações, o marketing engloba estratégia, posicionamento e pesquisa. Para compreender o mercado, um profissional dessa área precisa estudar constantemente para se adaptar às mudanças sociais, com o objetivo de gerar valor e fidelizar o cliente.
Sem dúvidas, as redes sociais são um mecanismo essencial para a comunicação na atualidade e são amplamente exploradas pelo marketing para alcançar o público de forma abrangente. No entanto, reduzir o marketing apenas a isso seria uma grande mentira.
2. Produto bom se vende sozinho
Mesmo um produto de alta qualidade precisa ser promovido e comunicado ao público de uma forma estratégica. Existem obstáculos que mesmo bons produtos encontram e precisam de estratégias para se superar, como, por exemplo, a concorrência. Nesse sentido, com o mercado competitivo da atualidade, se destacar é um grande desafio, mesmo com um bom produto.
3. Marketing é só para grandes empresas
Investir no marketing é essencial para as grandes empresas, mas essa ferramenta também tem o poder de transformar as relações e os processos nos pequenos negócios. Desse modo, uma boa estratégia serve não somente para atrair clientes, mas também aumentar a visibilidade da empresa e posicioná-la de no mercado.
4. Marketing e publicidade são a mesma coisa
Por mais que sejam áreas que se complementam, elas são compostas por diferentes características. No marketing, se tem uma preocupação com o público interno de uma empresa e não apenas na comunicação com o mercado. Além disso, um profissional dessa área precisa conhecer a jornada de compra do consumidor, tendo uma visão abrangente do negócio.
No entanto, na publicidade, a preocupação com o público exterior é a principal prioridade. O foco é relacionado com a criação de anúncios e atração de novos clientes para um produto ou serviço.
5. Marketing é uma manipulação
Nas relações do mercado, o processo de persuasão do cliente é uma estratégia muito importante. Contudo, existe uma diferença entre a persuasão e a manipulação do público. Nessa estratégia, busca-se o respeito às necessidades e escolhas do cliente, com o objetivo de convencê-lo a realizar às necessidades de forma consciente.
O marketing faz parte de um processo importante para atingir resultados positivos e eficientes de um negócio. Portanto, um profissional precisa se informar para não tomar atitudes baseadas em ideias falsas e equivocadas sobre o assunto.