Entenda o que é Awareness e por que isso importa para a sua empresa.
Atualmente, somos expostos a uma avalanche diária de conteúdos e publicidades. Em meio a esse bombardeio constante de marcas disputando a atenção do público, fortalecer o Awareness se torna um grande desafio.
O que é Awareness?
A palavra Awareness do inglês significa “consciência” e, no marketing, representa o nível de consciência que o público tem sobre uma marca, produto ou serviço. Ou seja, a marca não deve apenas aparecer, ela precisa deixar uma impressão, ser lembrada e reconhecida pelo público.
Em um mercado cada vez mais competitivo e saturado de informações, construir Awareness não é um luxo, é uma necessidade. Marcas que conseguem se fazer presentes de forma autêntica, relevante e memorável saem na frente. Desse modo, elas não apenas aparecem, mas conquistam espaço no pensamento e influenciam diretamente a escolha do consumidor.
Por que ele é importante?
Antes da conversão e da fidelização, vem o simples fato de saber que a marca existe. Além disso, é importante que entendam o que ela representa, o valor que entrega e por que ela se destaca das demais.
Ao investir em awareness, a marca ganha notoriedade e se destaca no mercado. Tornar-se uma referência dentro de uma categoria de produto ou serviço gera mais confiança por parte do público, que passa a associar a marca com qualidade e credibilidade.
Sendo assim, fortalecer essa lembrança na mente do consumidor é um passo essencial para o crescimento de um negócio. E os resultados costumam ser claros: mais reconhecimento, mais preferência e, consequentemente, mais vendas.
Como aumentar o Awareness de uma marca?
- Invista em identidade de marca. Essa é uma das principais estratégias para gerar conscientização e facilitar o reconhecimento da marca.
- Aplique o Marketing de conteúdo, Pois ele tem como foco criar conteúdos para um público específico, gerando reconhecimento;
- Use patrocínios para colocar sua marca em evidência. Participar de eventos, projetos e ações sociais ajuda a mantê-la viva na mente do consumidor.

A marca Nike investe muito em Awareness, tornando-se Top of Mind para as pessoas.
Por fim, em um cenário em que muitas marcas falam, poucas realmente são ouvidas e muito menos lembradas. Ou seja, construir Awareness é bem mais do que uma estratégia de marketing, é o primeiro passo para criar conexões reais e fazer com que uma marca tenha presença na vida das pessoas.
Por isso, quando uma marca se torna memorável, ela deixa de ser apenas uma opção e passa a ser uma escolha natural.