Brand Lift é um termo que pode ser traduzido como o aumento da interação entre a marca e o seu público por meio de uma campanha publicitária.
Mensurar o Brand Lift é importante para compreender de que forma as estratégias de marketing e de comunicação têm impactado o público-alvo da marca e influenciado a sua percepção.
Neste artigo você vai entender melhor o que é Brand Lift e como ele funciona, além de conferir também 5 dicas para colocar isso em prática na sua empresa e/ou agência.
O que é Brand Lift?
O Brand Lift é uma importante ferramenta para mensurar os resultados de uma campanha publicitária, considerando o impacto das mensagens transmitidas nas percepções e comportamentos do consumidor durante toda a sua jornada de compra.
O Brand Lift fornece insights valiosos sobre a influência de qualquer esforço publicitário em métricas como:
- Reconhecimento de marca;
- Recall;
- Consideração;
- Favorabilidade;
- Intenção de compra;
- Interesse da marca.
Com os resultados obtidos, é possível fazer determinados ajustes na campanha com muita agilidade. Isso ajuda a otimizar esforços e recursos para que, ao final, seja possível alcançar os objetivos pretendidos pela marca.
Como o Brand Lift funciona na prática?
Não basta saber o que é Brand Lift, é preciso entender como ele funciona na prática. Nesse sentido, as pesquisas surgem como um recurso muito útil.
O primeiro passo é separar a amostra da sua pesquisa em dois grupos: aqueles que foram expostos ao seu esforço de comunicação, seja ele um filme, um anúncio ou um spot de rádio, por exemplo, e aqueles que não foram expostos.
Depois disso, os questionários da pesquisa são enviados aos dois grupos. Em seguida, as respostas dos dois grupos são comparadas para, então, determinar o “lift” da campanha.
Exemplos de perguntas de Brand Lift
Agora que você já sabe o que é Brand Lift e como ele funciona na prática, separamos algumas perguntas que você pode usar no seu questionário para medir o sucesso da sua campanha publicitária.
Procure combinar perguntas de awareness, recall, NPS e intenção de compra no seu questionário digital. Assim, fica mais fácil entender como sua campanha está sendo vista por seu consumidor.
- Você se lembra de ter visto uma propaganda da [NOME DA MARCA] nas últimas duas semanas? Se sim, onde foi que você viu?
- Quando você pensa na marca [NOME DA MARCA], qual é a primeira coisa que vem à sua mente?
- Você compraria um produto da marca [NOME DA MARCA] na próxima vez que precisar de um software de gestão? [utilize o produto ou o serviço que a sua empresa oferece].
- De 0 a 10, o quão tentado você ficou a comprar o nosso produto?
- De 0 a 10, quais as chances de você indicar o nosso produto para um amigo?
4 dicas de Brand Lift
1 – Alinhe objetivos e critérios de sucesso
O objetivo da sua pesquisa de Brand Lift deve estar perfeitamente alinhado com o critério de sucesso da sua campanha publicitária. Se a intenção da pesquisa é medir o aumento de recall, as estratégias para otimizar a campanha devem ser adotadas com base nesse mesmo critério de sucesso.
2 – Plano de mídia
É o plano de mídia que determina onde a mensagem da sua campanha será veiculada. Por isso, é fundamental que se compreenda como cada veículo de comunicação se comporta e quais deles são mais consumidos por seu público-alvo.
3 – Perguntas concisas
Durante a sua pesquisa de Brand Lift, evite fazer perguntas muito longas. Vá direto ao ponto. As chances de o usuário aderir à pesquisa são maiores quando as perguntas tomam menos tempo dele.
4 – Atenção à concorrência
As campanhas publicitárias dos seus concorrentes podem estar circulando simultaneamente à sua. Dessa forma, o seu público-alvo pode estar exposto à influência de outras marcas também.
Para que você não seja negativamente impactado, fique atento ao que os seus concorrentes estão veiculando e faça os ajustes que forem necessários. Desta forma, você consegue adotar planos de ação para a sua empresa.