O valor de um produto ou serviço que sua empresa trabalha é a visão com a qual o consumidor se depara com os benefícios ofertados.
Segundo Philip Kotler, o marketing trabalha como uma arte de criar valor genuíno para os clientes. Dessa forma, agregar valor ao que você oferece em sua empresa, faz com que o seu produto ou serviço seja mais valorizado pelos consumidores, conseguindo se destacar perante os concorrentes.
Existem várias maneiras de se gerar valor para seu público, em que se podem listar algumas, como:
- Compreender e agir conforme as necessidades dos clientes;
- Focar na experiência de consumo e no encantamento de seu público;
- Seja um aliado de seu cliente;
- Vise a transparência na negociação;
- Construa relacionamentos e fidelize seus consumidores.
A importância de se criar valor para o cliente:
A criação de valor é um dos passos mais importantes para empresas que desejam se diferenciar no mercado competitivo.
Ser uma aliada de seu público e, acima disso, poder ofertar aquilo que ele tem como necessidade e até mesmo superar as expectativas do mesmo é uma grande etapa de posicionar a sua marca como solução.
Tendo isso em vista, pode-se afirmar que gerar valor para seu público é a chave que faz com que sua empresa passe a prospectar maior número de clientes e, principalmente, fidelizar com maior eficácia os já existentes.

Phonetrack (2018)
Muito se diz que o Marketing foca mais no cliente do que na empresa. Realmente, em muitas das vezes é disso que seu negócio necessita para poder mudar de patamar no mercado competitivo.
Caso seus planos sejam de conquistar e reter mais clientes, seus olhos devem se voltar a eles próprios e, com base nisso, no que sua empresa pode fazer para ajudá-los.
Para um momento de reflexão: O que sua empresa está fazendo que seus concorrentes não fazem? Se existem fatores de diferenciação, você acredita que estes podem ser cruciais para a decisão de compra do consumidor?
Existem alguns pontos simples, mas fundamentais para gerar valor para o cliente, em que muitas das vezes deveriam ser de praxe para todas as empresas, como:
- Qualidade de produto ou serviço;
- Qualidade de atendimento;
- Condições de seu ponto de venda;
- Preço ofertado;
- Relacionamento com o cliente pós-venda.
Alinhar estes pontos, com certeza, colocará sua empresa em um patamar mais elevado na mente de seu público, conquistando o chamado share of mind do Marketing.
Este conceito se dá pela retenção de marca que os clientes possuem em sua mente e ocupar este espaço na mente do público é o que as grandes empresas almejam, pois, quando bem posicionadas, largam com grandes vantagens competitivas.
Cases de sucesso
Para exemplificar e confirmar a eficácia da criação de valor, foram separados dois cases de grandes empresas, que conseguiram se distanciar de suas concorrentes no mercado e, sendo assim, conquistaram um ótimo posicionamento de share of mind em seu público, através das proposições de valor ofertadas, que integram seus produtos e serviços.
Disney
A Disney consegue, a partir de seu universo gerar valor para o cliente a partir do encantamento. A empresa consegue focar em oferecer a melhor experiência possível para seus clientes, seja em suas lojas, parques e até mesmo em seus filmes ou séries.
Ao transformar os clientes em fãs da marca, a empresa consegue fidelizá-los e, assim, construir relacionamentos com os mesmos.
Isso ocorreu advindo de um caminho em que os clientes são colocados no centro do processo de venda e, assim, todas as decisões são tomadas visando proporcionar a melhor experiência de compra.
Vale ressaltar que, para propor um bom valor para seu público, é necessário ter conhecimento exato de quem é ele e, para isso, as pesquisas de mercado são fundamentais.

Aorta Comunicação (2019)
Nike
A Nike, diferentemente da Disney, conquistou grande parcela do mercado gerando valor através da qualidade de seus produtos e, acima disso, sobre como portar um produto da Nike torna qualquer um capaz de superar suas dificuldades.
Através da qualidade exibida pela marca, ela consegue agir na necessidade do cliente de ter um equipamento de esportes de confiança e, juntamente da publicidade imposta, a marca consegue fidelizar o consumidor fazendo-o crer que comprando os produtos da marca ele estará mais preparado para “apenas fazer”, como remete o slogan da marca Just Do It.

SB Nation (2019)
Conclusão
Neste artigo foram apresentados diversos fatores que evidenciaram a importância de se conhecer seu público e, acima disso, focar suas decisões de marketing visando gerar valor para eles.
Já tinha conhecimento sobre tudo isso? A proposição de valor está diretamente ligada a Gestão Estratégica e ao Plano de Marketing de uma empresa e, nós da Marketing Júnior USP somos especialistas nestes dois assuntos!
Caso esteja com alguma dificuldade em sua empresa, sobre o que foi tratado neste artigo, agende uma consulta gratuita conosco! Quem sabe não está aí a oportunidade de se destacar no mercado, diferenciando sua empresa das demais concorrentes?