O que é Product Placement?

Imagine a situação: Você está assistindo a um filme e, de repente, nota a presença de uma marca ou um produto específico sendo mostrado na obra. Ao reconhecer, isso chama sua atenção. Se você já passou por isso, saiba que presenciou uma estratégia chamada de Product Placement. Mas, afinal, o que é Product Placement?

Product Placement

O que é?

Product Placement, ou Publicidade Indireta diz respeito à estratégia de inserir em filmes, séries e outras obras culturais alguma determinada marca ou produto de forma sutil.

Diferentemente do Merchandising, a campanha não interrompe o conteúdo que está sendo passado, ela o complementa. Com o Product Placement, o produto ou marca é um elemento da obra que muitas vezes não será citado ou não terá nenhuma interação com o Storystelling.

A simples presença da marca em cena já é suficiente para que a campanha funcione bem.

Entenda o que é Merchandising clicando aqui.

Por que é uma boa estratégia?

Sem dúvidas utilizar da Publicidade Indireta trás resultados muito positivos. Uma pesquisa disponibilizada pela Statista prevê que, em 2023, o mercado de Product Placement chegue a movimentar 16,7 bilhões de dólares dentro dos Estados Unidos.

Por isso, vamos entender as 3 principais vantagens de utilizar essa estratégia.

1- Publicidade Não Invasiva

A cada dia que passa mais pessoas passam a se sentir bombardeadas por anúncios e propagandas constantes e criam uma certa aversão à essas estratégias, principalmente quando o assunto é Marketing de Interrupção.

Marketing de Interrupção é aquele que, como o nome diz, se coloca no meio de uma ação do público. Por exemplo, o comercial televisivo interrompe o conteúdo que as pessoas consomem na TV.

O Product Placement, por sua vez, é interessante pois consegue cumprir seu papel sem incomodar o público. Ele não é agressivo e nem inconveniente, fazendo com que essa estratégia seja bem aceita pelo público.

Product Placement

Clique aqui para entender sobre Marketing de Permissão, o Marketing não invasivo.

2- Conhecimento de marca e interesse de compra

Conteúdos audiovisuais como filmes, séries, clipes musicais e jogos possuem em geral um alcance extraordinariamente grande. Portanto, anunciar nessas mídias significa gerar muita visibilidade para sua marca, que pode servir simplesmente de Awareness ou também ser convertida para vendas.

A bola da marca Wilson, utilizada no filme “Náufrago” gerou resultados surpreendentes para a marca. Muitas pessoas passaram a conhecê-la a partir dessa inserção e as vendas da bola de vôlei decolaram.

3- Associações

Apresentar sua marca em um conteúdo audiovisual é uma ótima oportunidade para criar associações e fortalecer o seu branding. Por exemplo, em um filme, é possível associar um produto à personagens, momentos e  sentimentos específicos que se deseje atribuir à marca.

No filme “Uma Saída de Mestre”, a marca Mini, fabricante do carro Mini Cooper aproveitou da adrenalina do filme de ação para associar seu carro à uma experiência emocionante e radical. A partir daí, o reconhecimento do Mini Cooper como um carro esportivo aumentou.

Por fim, o Product Placement é uma estratégia muito eficaz para consciência de marca e se adequa a nova vertente de publicidade não invasiva.

É importante se atentar a quais mídias e quais conteúdos é interessante que sua marca ou produto se associe para não passar uma imagem inadequada ao público.

Não fique de fora das tendências de marketing

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos sobre estratégias de marketing que vão acompanhar o seu negócio.

    TIRE A SUA IDÉIA DO PAPEL, A MARKETING JÚNIOR FAZ A SUA MARCA ACONTECER!

    Comentários

    Precisa de Ajuda?