Você já ficou com dúvida se o conteúdo para o seu blog ou redes sociais está sendo direcionado para o seu público? Será que o problema está na produção ou na persona em quem está focando?
A criação de uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia digital da sua empresa, e a falta de uma boa definição pode estar prejudicando os seus resultados.
Ficou curioso em como utilizar o recurso? Continue a leitura para entender o que é uma persona, o que diferencia de público-alvo e como descobrir a persona por meio da pesquisa de mercado.
O que é persona?
Persona nada mais é que a representação fictícia do seu cliente ideal, porém a definição é feita com dados reais sobre características pertencentes a ele, como motivações, dores e demais comportamentos.
Dessa forma, deve-se conhecer e representar os valores do cliente ideal, características demográficas, história pessoal e objetivos. Para que a sua empresa consiga oferecer soluções certas ao cliente ideal.
Por isso a persona deve ser criada, não inventada. Utilizando pesquisas para levantar as informações de forma mais apurada.
Sendo assim, uma boa definição de persona passa pelo contato com o seu público-alvo, levantando assim as primeiras análises para identificar as características comuns entre os potenciais compradores.
Ou seja, a fonte primária de informações será a sua própria base de clientes. Pois alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.
Lembrando que as principais informações que devem ser descobertas são os hábitos de consumo e preferências pessoais do cliente.
Como diferencia do público-alvo?
Pode haver alguma confusão entre os termos e deve-se tomar cuidado para não ser utilizado como sinônimo um do outro. Por isso vamos dar um exemplo de persona e público-alvo.
Público-alvo de uma agência de viagens: homens e mulheres, entre 23 a 30 anos, solteiros, que sejam graduados e que possuam renda média mensal de R$ 4.000. Que pretendam aumentar a sua experiência profissional, além do gosto por viagens.
A persona da agência de viagens: André tem 25 anos, recém-formado em administração e analista júnior em uma multinacional. Pensa em se desenvolver profissionalmente por intermédio de um mestrado fora do país, pois adora viajar e conhecer novos lugares, é solteiro e sempre sonhou em fazer um intercâmbio. André busca uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos brasileiros.
De forma geral, o público-alvo é uma porção da sociedade para quem você vende seus bens e serviços. Enquanto a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais personalizada.
Afinal, uma estratégia de marketing direcionada para o “André” pode trazer muito mais resultados do que uma voltada para um extenso número, de forma massificada.
Ou seja, direcionar as mensagens certas para as personas certas, para aumentar as chances do seu negócio ser bem-sucedido.
Pois sem uma persona definida, é possível que sua estratégia se perca e você acabe falando grego para quem só entende português. Por exemplo, o seu estilo de conteúdo e tom de voz é sério, enquanto o seu cliente ideal prefere algo mais humorado.
Como pesquisa de mercado se aplica?
Uma das melhores opções para conhecer o seu público-alvo e definir a sua persona é por meio de uma pesquisa de mercado, visto que representa de forma mais fiel à realidade.
Para isso, precisa ser definido a amostra e quais requisitos devem ser atendidos, por exemplo, deve ser do gênero feminino e com renda acima de R$ 3.000.
Além disso, deve determinar todos os detalhes técnicos, sejam eles a quantidade de respondentes, orçamento, técnica de pesquisa e cronogramas.
Por fim é construído o questionário, onde são determinadas as perguntas para entender as características mais predominantes dos respondentes, entender o seu perfil demográfico, psicográfico e comportamental.
De forma estatística, a pesquisa permite definir os principais clusters, ou seja, principais grupos de características que determinam os diferentes segmentos que a sua empresa pode atender ou não.
A partir dos resultados pode-se analisar e compilar todas as informações que você tem em mãos, tanto da pesquisa, quanto da análise dos seus clientes, para assim construir a sua persona ideal.
Conclusão
Ao longo do texto ficou claro a importância de informações para a criação da persona, seja por meio dos dados levantados pelos próprios clientes, quanto pela pesquisa de mercado.
Além das diferenças entre persona e público-alvo, conceitos notáveis para qualquer empresa. Mas ficou interessado em como aplicar a pesquisa no seu negócio e sobressair no mercado?
Contate-nos! A Marketing Júnior USP está há 13 anos no mercado e impactou positivamente centenas de empreendimentos!