Pesquisa de Preço: Como determinar o preço certo para o seu produto?
O preço é o único elemento que gera receita, enquanto os outros geram custos. Além disso, o preço indica ao mercado o posicionamento de valor pretendido pela empresa para seu produto ou marca. Por isso, é importante que seja definido de maneira estratégica, e uma pesquisa de preço pode ser essencial.
Então, um produto bem desenvolvido e comercializado pode cobrar um preço superior e colher altos lucros. Contudo, a realidade econômica leva muitos consumidores a avaliar o quanto estão dispostos a pagar por bens e serviços. Sendo assim, essa realidade exige que as empresas vejam cuidadosamente suas estratégias de precificação.
Estratégias para definição de preço
Nesse sentido, existem estratégias gerais para que fabricantes determinem o preço de um produto com base em uma pesquisa de preço.
As estratégias básicas de definição de preço são baseadas em:
- Acréscimo de uma margem ao custo;
- Ambiente de concorrentes;
- Percepção de valor do consumidor.
Em algumas situações as duas primeiras estratégias bastam, porém, o preço não é um mero número em uma etiqueta. Ele assume diversas formas e desempenha muitas funções.
Por isso, faça a seguinte indagação em sua empresa: Os preços devem refletir o valor que os consumidores estão dispostos a pagar ou devem refletir o custo envolvido na fabricação ou prestação de serviço?
Assumir um posicionamento para essa questão sem uma pesquisa de preço pode afundar o desempenho de um negócio. Isso se dá por uma questão básica de economia, a determinação da demanda.
Cada preço carrega consigo um nível diferente de demanda, e portanto, atinge um impacto diferente para a empresa. Como se sabe, a relação inversa entre demanda e preço indica que quanto maior o preço menor a demanda. Ou seja, em termos matemáticos, no limite de preço tendendo a infinito, a demanda é nula. O que em termos mercadológicos indica que preço alto não gera venda.
O papel da pesquisa de preço
Então, o papel de uma pesquisa de mercado, além de fornecer o posicionamento no mercado serve para definição de oferta. Um exemplo é que por um conjunto tão simples como camiseta e calça jeans pode custar R$ 100, ou centenas de reais.
Entender como os consumidores chegam a suas percepções de preço é uma prioridade do marketing. Por isso a partir de abordagens específicas para a pesquisa de preço pode-se definir qual a relação mais aceitável para a comercialização.
Suponha que conseguisse avaliar qual o preço lhe fornece equilíbrio com o custo. Ainda assim, seria possível definir a oferta de mercado? Em termos práticos não. Isso porque existem 5 objetivos comuns aos se definir o preço: sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado e desnatamento máximo do mercado. A função desse artigo não é pormenorizar cada objetivo, mas, abrir a consciência acerca disso, antes da determinação do preço.
Isso por que, a pesquisa de preço, além de adequar a viabilidade do objetivo do negócio traduz a percepção do consumidor. Isso faz com que o corpo diretivo não tenha como único norte o corte de custos.
Esse conceito também tangência a lealdade de o LTV (life time value), ou seja, quanto tempo de cliente pagante a marca mantem. Dessa forma, manter uma faixa de preços possíveis e acessíveis para a demanda de mercado e custos do negócio é um diferencial .
Conclusão
Portanto, uma análise de preço é um componente básico de uma pesquisa de preço que leva em consideração aspectos específicos da demanda do mercado e do setor do negócio.
Este serviço é destinado a qualquer tipo de empresa que precise obter algum tipo de precificação. Se você acredita que está enfrentando algum tipo de problema ou identificou uma boa oportunidade para o seu negócio, porém, precisa de mais informações que possam indicar estratégias a serem seguidas ou dar base a sua tomada de decisão, esse é o serviço ideal.
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