O que é uma pesquisa?

Para uma empresa realizar tomadas de decisão, é preciso utilizar informações relevantes e atualizadas sobre o seu mercado de atuação, clientes, praça, promoção, produto, preço, entre outros fatores que possam influência em seus objetivos.

Quando gestores decidem qual caminho seguir, essas informações devem ser relevantes o suficiente para guia-los a adotar o melhor direcionamento possível para suas respectivas empresas.

Desta forma, para se obter essas informações é necessário realizar uma pesquisa de mercado, a qual pode ser considerada o elo de comunicação da empresa com o consumidor e o ambiente em que se insere.

Ela é o meio pelo qual a empresa gera, transmite e intercepta informações sobre o consumidor, relacionadas ao sucesso das estratégias de marketing da empresa. Sendo que, essa pesquisa pode ser caracterizada em qualitativa e quantitativa.

Para entender mais sobre o que é uma pesquisa e como ela pode influenciar o seu negócio, leia também: “Afinal, o que é pesquisa de marketing? Como usar na empresa?

O que é uma pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa, ou exploratória, é aquela que busca identificar oportunidades ou solucionar problemas por meio de conversas e análises aprofundadas entre os participantes.

Neste caso, o número de respondentes geralmente é menor e o questionário da pesquisa apresenta perguntas abertas que permitem que o pesquisador pergunte coisas que não estão no questionário e que venham a ser relevantes para a análise.

Sem um modelo padronizado de perguntas e de tipos de respostas, quem aplica essa pesquisa busca entender o que está por trás do “sim” ou “não” de quem está respondendo. Diferente da pesquisa quantitativa, que busca somente concluir e descrever uma resposta.

Ou seja, a pesquisa qualitativa é um modelo de investigação, o qual considera aspectos que não podem ser traduzidos em números, mas que permitem que o pesquisador formule hipóteses sobre o seu negócio, segmento ou público-alvo.

Quando usar uma pesquisa qualitativa?

Por conta de existirem diversos modelos de pesquisa, entender quando utilizar cada uma delas é fundamental para a sua coleta de informações.

A pesquisa qualitativa é utilizada quando o problema de pesquisa ainda não está claro o suficiente, ou quando, ao planejar um lançamento de um novo produto, se deve ter noção das oportunidades do mercado.

De acordo com Malhotra (2011), em seu livro “Pesquisa de Marketing Uma orientação aplicada”,

“O principal objetivo da pesquisa exploratória é ajudar a compreender o problema enfrentado pelo pesquisador. A pesquisa exploratória é usada em casos nos quais é necessário definir o problema com mais precisão, identificar ursos relevantes de ação ou obter dados adicionais antes de poder desenvolver uma abordagem”

Sendo assim, esse tipo de pesquisa deve ser aplicado para:

  • Formular um problema ou defini-lo com mais precisão;
  • Identificar cursos alternativos de ação;
  • Desenvolver hipóteses;
  • Isolar variáveis e relações-chave para exame posterior;
  • Obter informações para desenvolver uma abordagem ao problema;
  • Estabelecer prioridades para pesquisas posteriores.

Como aplicar uma pesquisa qualitativa?

Ao se aplicar uma pesquisa exploratória, o pesquisador, além de tentar manter uma linha de raciocínio como está no questionário, deve utilizar da observação para uma melhor análise de “dados”.

Esse é um dos grandes diferenciais da pesquisa qualitativa. Ao observar o comportamento de um respondente, é possível gerar insights e até mesmo mudar o rumo da conversa para entender o porquê que ele teve aquela reação em específico para aquela resposta.

Alguns dos principais modelos de aplicação de uma pesquisa exploratória são:

Entrevista pessoal

O modo mais comum e utilizado por empresas de pesquisa. Este consiste em uma entrevista entre o pesquisador e o respondente. O método pode ser aplicado de forma presencial ou online e é realizado de forma individual. 

Experimentação

A experimentação consiste em levar o respondente a experimentar algum serviço, produto ou outros itens que possam vir a ser um risco a empresa.

A partir da experimentação, o pesquisador pode fazer perguntas que levem a compreender qual seria a melhor opção para uma organização adotar como direcionamento.  

Focus Group

O focus group é um dos mais famosos modos de aplicação de pesquisa de marketing. Neste modelo, o entrevistador coloca um grupo de respondentes em uma sala e faz perguntas que guiem uma conversa entre os próprios respondentes.

A partir do que se quer descobrir, é montado um questionário com as questões mais adequadas para cada problema e modo de aplicação. Desta forma, com os dados coletados, é possível montar direcionamentos que são fundamentais para a estratégia do seu negócio.

vinni

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