Uma das maiores dificuldades atualmente é traçar um plano e agir de maneira ideal para aquilo ocorrer conforme o planejado! Isso acontece, pois, muitas vezes estamos cheios de informações, mas ficamos perdidos na hora de implementar. E isso não pode acontecer com o branding da sua empresa, não é mesmo?
Além disso, é difícil saber quando, onde e como efetivar todas essas mudanças. Foi pensando nisso que fizemos esse artigo, que te trará um plano de ação para começar a aplicar hoje o branding na sua empresa.
Por onde começar a estruturação do meu branding?
O principal objetivo da primeira etapa do branding é entender um pouco mais sobre o negócio e traçar os seguintes pontos:
1 – Missão, Visão e Valores
Às vezes pode parecer muito clichê falar isso, porém a Missão, Visão e os Valores são os pilares e guias principais para o seu negócio e principalmente para o seu posicionamento.
Pois, esse conjunto de três objetivos, mostrarão ao consumidor como a sua marca funciona e quais são suas principais perspectivas em relação ao cliente e ao mercado em que está inserida.
Além disso, essas ferramentas auxiliam na comunicação interna e no alinhamento da expectativa dos colaboradores em relação à empresa, e assim, facilitar ainda mais a relação dos colaboradores com a empresa.
2 – Posicionamento
Posicionamento, é o ato de projetar a sua marca na mente do cliente para ela ocupar um espaço diferenciado e gerar lembrança a ele.
Desse modo, essa ferramenta possui um grande poder e proporciona um diferencial competitivo para sua empresa. Tendo em vista que, se ela estiver bem posicionada na mente do consumidor, ela trará benefícios como: fidelidade, lembrança, experiência de marca, etc.
Logo, é importante pensar em como a sua marca busca se posicionar e junto a isso desenvolver um branding condizente com isso.
3 – Personalidade de marca
A personalidade da marca traz aspectos humanos à empresa, dividindo-se em atributos físicos (cor, preço e componentes), atributos funcionais (consequências do uso da marca) e a caracterização da marca.
Além disso, são desenvolvidos aspectos como Arquétipos e DNA da marca, que além de reforçar o posicionamento, facilitam o processo de desenvolvimento de estratégias de comunicação.
Vale ressaltar, que todos os fatores intrínsecos desenvolvidos agora, serão utilizados nos próximos passos para desenvolver a comunicação da marca.
4 – Universo da Marca
É a composição de elementos verbais e visuais para potencializar a mensagem da marca.
Desse modo, é feita uma sistematização de todos os pontos definidos anteriormente e traduzidos por textos e imagens.
Um exemplo disso, são as definições do nome, slogan, paleta de cores da marca, logotipo, tipografia, etc.
5 – Aplicar estratégias de branding
Agora é a hora de aplicar tudo o que foi levantado nos tópicos anteriores. Vou exemplificar para ficar mais fácil para você.
Se você citou que a sua empresa é tecnológica, traduza isso por meio dos produtos e serviços, presença nas redes sociais, postagens e comunicação, sempre se relacionando com a tecnologia e mostrando ao seu público como a sua empresa se apropria dela. Um bom exemplo disso, são empresas como Tesla, Google e iFood.
Um dos maiores objetivos fazendo isso, é realmente criar o brand equity da sua empresa, o que gerará valor para sua marca.
Além disso, é interessante se relacionar com outras empresas que possuam os mesmos valores que a sua marca. Por exemplo: Sua empresa é um petshop ecologicamente correto, logo é interessante se posicionar ao lado de influenciadores e marcas que também defendam questões sustentáveis.
Logo, todos esses pontos fortalecerão a sua marca e farão com que seu público enxergue e se conectem ainda mais com os valores defendidos e a enxergue de maneira privilegiada em sua mente.
Quer começar hoje a traçar um plano de ação efetivo para o branding da sua marca com auxílio de alunos da USP?
Entre em contato conosco hoje e marque a sua análise gratuita! Você não pode perder essa oportunidade!
Te ajudaremos a construir sua marca, realizando uma consultoria totalmente personalizada para o seu negócio. Faça parte da nossa história, já estamos a mais de 13 anos no mercado ajudando empresas de diversos segmentos a estruturarem sua marca e seu marketing.
Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo (USP), Gestor de tráfego e Analista de Comunicação na Marketing Júnior USP.