Em um negócio, o Plano de Marketing funciona como um guia para auxiliar a empresa a atingir seus objetivos e garantir seu crescimento. Deste modo, deve ser um documento a ser implementado no dia a dia do time de seu negócio. Abaixo você entenderá melhor o que é um Plano de Marketing e quais são os benefícios que ele pode gerar para sua empresa.
O que é o plano de Marketing?
Segundo Kotler, conhecido como “pai do marketing”,
“O Plano de Marketing é um dos produtos mais importantes do processo de marketing, por fornecer direção e foco para uma marca, um produto ou uma empresa. Informa e motiva os principais integrantes dentro e fora de uma organização sobre suas metas de marketing e como devem ser atingidas”
(Administração de Marketing, 2018, p. 59)
Isso significa que é um documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para um determinado período, incluindo indicadores, informações importantes, análises e objetivos, para orientações da empresa.
Este planejamento pode ser elaborado pela área de marketing como um todo, de forma a coordenar toda a ação de marketing da empresa, mas pode também ser estabelecido para campanhas específicas (natal, por exemplo), estratégias (marketing de relacionamento, por exemplo) e produtos ou serviços que a marca oferece.
O plano é uma ferramenta valorosa da gestão de marketing. É esse documento responsável por orientar as estratégias e ações da área para que cumpra seus objetivos de maneira eficiente e contribua para o crescimento da empresa.
Ao compreender o valor do Plano de Marketing para coordenação da área, é possível concluir que o plano também está vinculado à gestão do negócio. Diante disso, podemos observar que ele é um componente essencial do planejamento tático da empresa, conectando o planejamento estratégico (longo prazo) às definições operacionais de cada área (curto prazo).
No entanto, não há regras quanto ao conteúdo e à profundidade deste Plano de Marketing. É interessante que o planejamento se ajuste à realidade da sua empresa, visando alcançar os seus objetivos de marketing.
Por que fazer um Plano de Marketing?
Ao abrirem suas empresas, muitos tomadores de decisão ainda não compreendem muito bem a necessidade do marketing, se preocupam muito com o operacional e com a estruturação em si. Mas à medida que iniciam suas operações, percebem que necessitam divulgar seus produtos, atrair novos clientes e criar relacionamentos com eles.
Então começam a praticar ações a esmo, criam páginas em redes sociais, imprimem panfletos, pagam outdoors. Estes são passos importantes para iniciar o marketing, mas não existe de fato uma estratégia por trás, certo?
Outra situação comum é quando até existe um planejamento, mas este não é transmitido suficientemente bem, residindo apenas na mente do gestor, enquanto a equipe opera livremente sem direcionamento.
Em ambos os casos, as chances de não se obter resultados efetivos são grandes, e isto acontece devido à ausência de um Plano de Marketing para coordenar os esforços.
A importância do Planejamento de Marketing se dá pela definição de um caminho em comum para que o marketing alcance resultados relevantes em um prazo estipulado.
Ao invés de soluções jogadas, o marketing passa a ter uma orientação clara sobre os objetivos que deve perseguir, os indicadores que deve monitorar e estratégias que deve estabelecer. Desta forma, consegue contribuir para os objetivos superiores do planejamento estratégico corporativo.
Vale destacar que o planejamento não é um documento exclusivo para os tomadores de decisão, ou seja, os gestores e líderes de equipes. Este documento deve guiar toda equipe, que passará a compreender seus deveres e como seu trabalho pode contribuir para que a empresa persiga seu objetivo, garantindo assim também um senso de união e propósito para o time.
Além do abordado acima o plano de marketing também:
- Auxilia a empresa a mapear o cenário em que está inserida identificando ameaças e oportunidades antes que aconteçam;
- Aumenta a motivação dos colaboradores, melhora a comunicação interna e aumenta a integração entre equipes;
- Auxilia na tomada de decisão com dados e análises obtidos através de pesquisas;
- Otimizam investimentos, evitando desperdícios e maximizando lucros;
- Tornam estratégias mais sustentáveis no curto, médio e longo prazo.
Desta forma podemos concluir que o Plano de Marketing é um instrumento poderosíssimo para melhorar a gestão do marketing e, por consequência, melhorar os resultados gerais do seu negócio.
Como desenvolver um Plano de Marketing?
O pontapé inicial para desenvolver o Plano de Marketing da sua empresa é entender sua relevância para seu negócio, comunicar tal relevância para os gestores, e medir esforços para que ele aconteça. É justamente a criação do plano que auxiliará a gestão, garantindo que as atividades estejam alinhadas e tragam mais resultados para o marketing, otimizando as operações para o futuro.
No entanto, vale destacar que o Plano de Marketing não é um documento qualquer. Ele é um resultado de um processo de um planejamento, envolvendo análises, pesquisas e reflexões. Não existe plano de marketing sem pesquisa de mercado. São análises sobre a própria empresa e sobre o cenário no seu entorno que permitem um maior embasamento para decisões mais certeiras. Caso contrário, se houver a ausência de embasamento estatístico, as estratégias podem fracassar quando se depararem com o mercado.
Alinhar o Plano de Marketing ao planejamento estratégico também é importante em termos de direcioná-lo com relação à missão, visão, aos valores e aos objetivos de longo prazo. Todos estes aspectos se apresentam importantíssimos para desenvolver um planejamento eficiente, que esteja de fato a serviço do negócio.
Outro ponto importante que vale ser destacado, é envolver os funcionários e colaboradores na elaboração do plano, deste modo eles podem contribuir para a construção do plano, se motivar com isso, e adquirir um senso de unidade e propósito com a organização.
O Plano de Marketing se beneficia se todas as áreas participam de sua elaboração, visto que a integração com o comercial é interessante para estratégia de vendas, as equipes financeiras auxiliam em decisões de recursos e o time de RH pode auxiliar em delegar tarefas. Pouco a pouco se percebe que a área de marketing interliga todas as outras áreas e que o Plano de Marketing auxilia esse direcionamento geral.
Utilidade para o seu négócio
Agora que já temos todos os conceitos estabelecidos cabe agora recapitular as utilidades do Plano de Marketing para o seu negócio. Em primeiro lugar vale destacar que o plano de marketing tem característica estratégica, ou seja, auxilia sua empresa em tomadas de decisões importantes.
Outro ponto a ser destacado é que é um documento elaborado através de pesquisa e análise de mercado, reforçando a qualidade dos dados obtidos para a elaboração do planejamento.
Ademais, por melhorar a qualidade das informações obtidas, também é capaz otimizar os recursos gastos, maximizando os lucros e diminuindo perdas em decisões importantes.
Por fim, melhora a comunicação interna, bem como é capaz de motivar os colaboradores, os dando maior senso de propósito com a missão, visão e valores da empresa.
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