Quais plataformas utilizar para gerir o seu blog?
Hoje o blog é uma das ferramentas fundamentais para as empresas e seu Marketing Digital, para que possam educar e engajar seu público-alvo de maneira consistente.
Com o objetivo de gerar visibilidade para a sua marca no universo online, gerando assim um interesse em você e no que a sua empresa tem a dizer.
Mas para isso você precisa escolher a plataforma certa para utilizar e gerenciar seu blog. Por isso preparamos algumas dicas para que possa acompanhar e ver qual se encaixa na sua estratégia.
Conceito: Blog
De forma simples, o blog é um tipo de site que surgiu como uma espécie de diário virtual aos seus autores.
Sendo um site simplificado para que seus usuários pudessem publicar e estimular discussões sem a necessidade de conhecimentos prévios de programação.
Hoje, por outro lado, as possibilidades de uso aumentaram, e o blog tornou-se uma importante ferramenta para o inbound marketing e o digital das marcas.
E tem o potencial de ajudar a sua empresa a ganhar autoridade no seu mercado de atuação, ao demonstrar que domina o assunto ao possuir um blog com conteúdos de qualidade.
Melhora o posicionamento do seu negócio nos buscadores e atrai mais visitas, ao publicar conteúdos no seu blog, aumentando assim as páginas que podem ser indexadas no Google.
Além de melhorar as suas vendas daqueles clientes em potencial que não estão no momento de comprar. O blog auxilia para manter a sua marca relevante para este lead e o conquistando gradativamente.
4 Dicas de plataforma para o seu blog
Agora que você sabe como o blog pode ajudar o seu negócio, acompanhe algumas plataformas que pode utilizar para estruturar o da sua marca.
Esta estrutura é conhecida como CMS, que significa Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
O CMS é um software utilizado para simplificar o gerenciamento e publicações na internet, sem a necessidade de realizar tarefas complexas.
Escolhendo uma dessas plataformas, você ficará preocupado apenas na estratégica que tomar, nas publicações e métricas.
Acompanhe:
1 WordPress
O WordPress é uma das maiores e mais populares a plataforma CMS do mundo. Com ela você consegue administrar um blog, e-commerce, sites e outros negócios digitais.
Ele oferece uma interface amigável para se utilizar, variedade de temas que são gratuitos e outras opções de personalização.
Para utilizar basta que você crie uma conta gratuita e comece a construir o seu blog do jeito que você quer.
O WordPress permite que você utilize um domínio próprio/personalizado, possui atualizações e backups automáticos.
2 Joomla
O Joomla tem algumas similaridades com a primeira dica apresentada, como o código aberto, que permite que os usuários contribuam com melhorias da plataforma.
A plataforma oferece uma variedade maior de ferramentas comparada com WordPress, por isso é recomendável para quem vai gerenciar um grande número de páginas e acessos.
Porém, o seu grau de aprendizagem é maior, ou seja, é mais complicado para aprender e dominar a ferramenta comparado com as outras plataformas.
3 SquareSpace
O CMS SquareSpace é a plataforma certa se você quer simplicidade para construir o seu blog.
Pois, apresenta designs pré-configurados, modificáveis e navegação intuitiva, inclusive para os clientes.
Porém, a plataforma apresenta algumas limitações, por exemplo, são custos delimitados e por pacotes, diferente das opções anteriores.
Além de não apresentar código aberto, prejudicando a personalização do CMS e limita a arquitetura do blog.
4 Medium
Se você busca minimalismo, o CMS Medium irá cativar-lhe com seu ambiente. Já que a proposta da plataforma é focada em conteúdo.
Ou seja, é uma plataforma que não apresenta tanta personalização como as outras, mas permite que distribua o seu conteúdo por meio de uma vasta rede de leitores.
Medium foca na experiência de leitura e na qualidade do conteúdo, com designs limpos e intuitivos.
Conclusão
Não importa em qual plataforma você irá utilizar para estruturar o seu blog, mas se você quer aumentar a sua audiência e autoridade no mercado que você atua, é fundamental que você comece a usar uma.
As plataformas permitem que você monitore o desempenho dos conteúdos e trafego na sua página, o que permite acompanhar os resultados e assim consiga validar a sua estratégia.
Ficou com dúvidas de como planejar o seu marketing digital? Contate-nos!