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MindMiners – Posicionamento
( https://mindminers.com/ )

No mundo corporativo, posicionar-se é ocupar um lugar diferenciado na mente (e no coração) de seus consumidores quando se trata de um segmento específico de mercado. Para isso, são adotadas diferentes estratégias focadas em trabalhar a percepção e as experiências oferecidas àqueles que, de alguma forma, se relacionam com determinada marca.  

Descubra agora o que é posicionamento de marketing e saiba de que forma as pesquisas podem ajudar você nessa tarefa.

O que é posicionamento de marketing?

Para Philip Kotler, um dos principais expoentes quando o assunto é marketing e gestão, o posicionamento é o resultado da soma de segmentação e diferenciação. No livro Administração de Marketing, o especialista define o posicionamento como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

Esse conceito é tido como base para qualquer estratégia de percepção do público. Isso significa dizer que o posicionamento é a forma com que a empresa quer ser vista por aqueles aos quais ela se direciona.

Para chegar lá, a empresa precisa oferecer algo diferente e único para um segmento específico do mercado em que ela está inserida. E mais: é necessário também saber como se comunicar com o público e projetar a imagem desejada, considerando as qualidades técnicas do seu produto ou serviço e tantos outros valores emocionais e subjetivos.

Para que serve o posicionamento?

O posicionamento de marketing consiste, portanto, em um conjunto de ações estratégicas cujo objetivo é divulgar uma marca e seus produtos , sempre levando em conta o espaço que aquela marca deseja ocupar na mente e no coração de quem a consome.

É por meio do posicionamento que a reputação da marca se consolida, o que impacta diretamente os resultados do negócio em termos de aumento das vendas e fidelização de clientes.

Quando elaboradas e executadas de maneira eficiente, as estratégias de posicionamento de marketing conseguem fortalecer a imagem da empresa na cabeça de seus consumidores.

A esse fenômeno dá-se o nome de Top of Mind, ou seja, a primeira marca que vem à sua mente quando pensamos em uma determinada categoria, por exemplo.

Como as pesquisas podem ajudar no posicionamento de marketing?

Sempre que falamos em posicionamento é fundamental buscar compreender a perspectiva dos consumidores. Isso porque nem sempre a imagem que a empresa quer passar é a mesma percebida pelo público-alvo.

Nesse sentido, as pesquisas digitais podem ser muito úteis para que você possa conhecer melhor seu público, bem como suas necessidades e desejos.

As pesquisas são importantes ferramentas para definir o seu posicionamento de marketing. Por meio delas, é possível obter informações valiosas, que ajudarão você a entender melhor se a experiência que o seu produto ou serviço oferece está alinhada com os valores e com a imagem que a sua marca quer transmitir.

Além disso, as pesquisas são úteis também para identificar o nível de aceitação, por parte do público, das ideias e dos conceitos que você está tentando associar à sua marca. Com essa ferramenta, você consegue também verificar se os canais escolhidos para comunicar essas ideias são, de fato, eficazes.

Montar o seu posicionamento com base em dados do seu público é fundamental. Por isso, invista no seu negócio e entenda muito mais sobre:

  • Avaliação de Proposta de Valor
  • Pesquisa de Satisfação de Posicionamento
  • Avaliação de Saúde da Marca
  • Teste de Logotipo

E muitas outras!

Se você quiser entender mais sobre posicionamento, como achar o segmento correto e atingir o seu público-alvo, leia também: POSICIONAMENTO, SEGMENTAÇÃO E PÚBLICO-ALVO: O FORTALECIMENTO DA IMAGEM DO APLICATIVO IFOOD NO CARNAVAL.

Mindminers-autor

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