No mundo corporativo, posicionar-se é ocupar um lugar diferenciado na mente (e no coração) de seus consumidores quando se trata de um segmento específico de mercado. Para isso, são adotadas diferentes estratégias focadas em trabalhar a percepção e as experiências oferecidas àqueles que, de alguma forma, se relacionam com determinada marca.
Descubra agora o que é posicionamento de marketing e saiba de que forma as pesquisas podem ajudar você nessa tarefa.
O que é posicionamento de marketing?
Para Philip Kotler, um dos principais expoentes quando o assunto é marketing e gestão, o posicionamento é o resultado da soma de segmentação e diferenciação. No livro Administração de Marketing, o especialista define o posicionamento como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
Esse conceito é tido como base para qualquer estratégia de percepção do público. Isso significa dizer que o posicionamento é a forma com que a empresa quer ser vista por aqueles aos quais ela se direciona.
Para chegar lá, a empresa precisa oferecer algo diferente e único para um segmento específico do mercado em que ela está inserida. E mais: é necessário também saber como se comunicar com o público e projetar a imagem desejada, considerando as qualidades técnicas do seu produto ou serviço e tantos outros valores emocionais e subjetivos.
Para que serve o posicionamento?
O posicionamento de marketing consiste, portanto, em um conjunto de ações estratégicas cujo objetivo é divulgar uma marca e seus produtos , sempre levando em conta o espaço que aquela marca deseja ocupar na mente e no coração de quem a consome.
É por meio do posicionamento que a reputação da marca se consolida, o que impacta diretamente os resultados do negócio em termos de aumento das vendas e fidelização de clientes.
Quando elaboradas e executadas de maneira eficiente, as estratégias de posicionamento de marketing conseguem fortalecer a imagem da empresa na cabeça de seus consumidores.
A esse fenômeno dá-se o nome de Top of Mind, ou seja, a primeira marca que vem à sua mente quando pensamos em uma determinada categoria, por exemplo.
Como as pesquisas podem ajudar no posicionamento de marketing?
Sempre que falamos em posicionamento é fundamental buscar compreender a perspectiva dos consumidores. Isso porque nem sempre a imagem que a empresa quer passar é a mesma percebida pelo público-alvo.
Nesse sentido, as pesquisas digitais podem ser muito úteis para que você possa conhecer melhor seu público, bem como suas necessidades e desejos.
As pesquisas são importantes ferramentas para definir o seu posicionamento de marketing. Por meio delas, é possível obter informações valiosas, que ajudarão você a entender melhor se a experiência que o seu produto ou serviço oferece está alinhada com os valores e com a imagem que a sua marca quer transmitir.
Além disso, as pesquisas são úteis também para identificar o nível de aceitação, por parte do público, das ideias e dos conceitos que você está tentando associar à sua marca. Com essa ferramenta, você consegue também verificar se os canais escolhidos para comunicar essas ideias são, de fato, eficazes.
Montar o seu posicionamento com base em dados do seu público é fundamental. Por isso, invista no seu negócio e entenda muito mais sobre:
- Avaliação de Proposta de Valor
- Pesquisa de Satisfação de Posicionamento
- Avaliação de Saúde da Marca
- Teste de Logotipo
E muitas outras!
Se você quiser entender mais sobre posicionamento, como achar o segmento correto e atingir o seu público-alvo, leia também: POSICIONAMENTO, SEGMENTAÇÃO E PÚBLICO-ALVO: O FORTALECIMENTO DA IMAGEM DO APLICATIVO IFOOD NO CARNAVAL.