Manter-se estável no mercado requer uma série de atributos para identificar ameaças e oportunidades, mas em determinados momentos seu negócio pode encontrar miopia em relação a seus (problemas) seja em aspectos do próprio negócio ou de marketing.
Além disso, compreender tais complicações implicam em insights de como resolvê-los, e explorar diferentes estratégias e ferramentas para descobri-las é um dos principais passos dentro desse estágio.
Mas como diferenciar esses obstáculos?
A priori, é importante salientar que existem diferenças entre um problema de negócio e um problema de marketing. Mas fique tranquilo, identificar suas particularidades é a chave para a solução.
Nota-se que um problema no meu negócio configura-se como qualquer empecilho que desfavoreça sua empresa a prosperidade e consequentemente, o sucesso.
Já um problema de marketing está diretamente relacionado com o negócio, isso porque tal âmbito é um dos principais pilares para levar um indivíduo ou empresa a obtenção de determinado produto ou serviço, ou seja, sua má execução afetará a cadeia de desenvolvimento da empresa.
Mas afinal, quais as particularidades de cada um?
As particularidades de um problema de negócio voltam-se a diversas alternativas para esta questão, mas efetivamente pode-se afirmar que todas estão ligadas ao não comprimento daquilo que se aguardava anteriormente, isto é, o êxito na concretização de determinadas ações estratégicas, afetando assim o caixa ou até mesmo as vendas de determinado produto/serviço.
As métricas são fortes aliadas na identificação dessas adversidades, por meio delas é possível entender panoramicamente o cenário no qual sua empresa está inserida, ou seja, você consegue identificar numericamente se está indo em um “caminho” positivo ou negativo, e assim traçar estratégias para aprimorar, mudar ou remover certos feitos.
No que concerne, os contratempos relacionados ao marketing do seu negócio necessita-se de alinhamento em todos os aspectos, pois o desenvolvimento de qualquer atividade dependerá dessa relação, tais como o planejamento, definição de público-alvo, o NPS, entender o segmento que está inserido, entre outros. Portanto, compreender e analisar o cenário antecipadamente garantirá boa execução na sua estratégia, isto é, um retorno positivo.
Conclusão
Com isso, nota-se que ambos problemas estão correlatos e entender essa ligação possibilita uma perspectiva de melhoria em sua empresa.
Desse modo, utiliza as métricas ao seu favor, são elas que trarão insights e possibilidades de crescimento, consagrando assim o sucesso do seu negócio.
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Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo e Analista de comunicação na Marketing Júnior.