Os nativos digitais da Geração Z nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular e internet, nascidos a partir de 1995, são caracterizados por serem críticos, dinâmicos, exigentes e imediatistas – 60% deles não usariam um site ou aplicativo que carrega lentamente – então os dispositivos móveis são seus principais companheiros sendo o entendimento de tudo isso fundamental para estratégias de vendas para tal grupo.
Mais conectados que qualquer geração, de acordo com pesquisa feita pela Nielsen em 2015, até mesmo suas refeições feitas em casa acontecem com alguma outra coisa simultaneamente, como TV, tablet, smartphone ou computador. Sendo 4 horas dos seus dias direcionados a vida online, apontando a relevância desse meio para seu atingimento. Atualmente não existe mais espaço para falarmos de marketing sem o digital, visto que é nesse espaço que o público mais se concentra hoje.
Deixar de investir no digital é escolher as rédeas do passado às custas de um crescimento como nunca visto antes. As redes sociais são responsáveis pelo aumento de 111% no tráfego nos sites de varejistas em 2018 na comparação com o ano anterior. Por isso, os varejistas estão investindo mais na plataforma, gastando 177% a mais nas redes sociais na comparação anual do segundo trimestre de 2018, tendo esse número só aumentado nesses anos para 2022.
Seu desapego às fronteiras geográficas devido ao seu crescimento em um mundo globalizado e tecnológico também abre oportunidades de expansão de marcas e produtos para além do que o comércio imaginava antes, entretanto, devido a sua maior exigência, as marcas não podem ser vistas como supérfluas. Uma pesquisa global da Nielsen mostrou que 80% da Geração Z acham que as empresas devem agir para causar impacto positivo no meio ambiente, 68% dos jovens norte-americanos fizeram uma compra sustentável em 2018 e 82% dos Zs do sudeste asiático dizem escolher produtos de empresas que consideram éticas, redefinindo os conceitos de consumo.
A Geração Z não diferencia a vida online da off-line, trabalha com o conceito de all-line e quer tudo para agora. Serviços de atendimento ao cliente devem priorizar mensagens de texto, chat e redes sociais ao invés do contato via telefone. Disponibilizar informação relevante e organizada, em diferentes canais online, é mais efetivo para que eles mesmos encontrem as soluções que procuram – dúvidas frequentes e tutoriais em vídeo são os favoritos. Apesar das novas mudanças, desde que o mundo é mundo, jovens são questionadores, afeitos a novidades tecnológicas, inclinados ao idealismo e às causas sociais. Os nativos digitais são o atual grupo de jovens mais jovens (atenção para a mais nova ainda Geração Alpha chegando). Outras gerações virão. O certo é que marcas atentas a este movimento contínuo geracional garantem longevidade ou, pelo menos, uma comunicação efetiva.
Mantenha-se ativo e conectado, analisando novas tendências e buscando ajuda para não deixar seu mercado para trás. Inovar é crescer, e a Marketing Júnior USP ficará mais do que feliz em te ajudar nesse processo. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo (USP), Gestor de tráfego e Analista de Comunicação na Marketing Júnior USP.